Como fazer as REFERÊNCIAS de acordo com a ABNT?

Neste texto, vamos te explicar como fazer as referências de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas normas foram atualizadas em novembro de 2018 (NBR 6023:2018). Neste texto, falaremos sobre livro, capítulo de livro, tese/dissertação/TCC e artigo científico.

Primeiramente, saiba que a lista de referências é um elemento pós-textual obrigatório. Ela deve aparecer em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor. Além disso, o alinhamento é feito à esquerda, o espaçamento é simples e há um Enter de espaço entre as obras.

Como fazer as REFERÊNCIAS de acordo com a ABNT?

Para fazer a referência de livros, utilize o seguinte modelo:

SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro. Cidade: Editora, ano.

Se for uma coletânea de textos, insira (org.) ou (ed.) depois do nome do autor:

SOBRENOME, Nome do autor. (org.). Título do livro. Cidade: Editora, ano.

Já em capítulos de livro, você vai seguir o mesmo modelo do livro. Porém, você acrescenta o título do autor do capítulo e a paginação:

SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Nome do capítulo. In:  SOBRENOME, Nome do autor do livro. Título do livro. Cidade: Editora, ano. p. XX-XX.

Por sua vez, em teses, dissertações e monografias, utilize o seguinte modelo:

SOBRENOME, Nome do autor. Título do trabalho. Ano de depósito. Natureza (Área da pós-graduação) – Faculdade/Instituto/Centro, Universidade, Cidade, ano de defesa.

Por fim, para fazer a referência de artigo científico, você vai precisar dos seguintes dados:

SOBRENOME, Nome do autor do artigo. Nome do artigo. Título da revista, Cidade, v. XX, n. XXX, p. XX-XX, ano. Disponível em: link. Acesso em: 13 jul. 2022.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

8 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ANEXOS ou APÊNDICES?
5 verdades ACADÊMICAS para você viver melhor!