Como fazer a referência de TESE ou DISSERTAÇÃO?

Neste texto, vamos te explicar como fazer a referência de tese ou dissertação de acordo com as normas da ABNT. Já falamos sobre a organização das referências de maneira geral, mas agora falaremos especificamente sobre trabalhos acadêmicos, que também inclui a monografia ou TCC.

Antes disso, é importante destacar a diferença entre referência e citação. A referência é o conjunto de dados sobre a obra, incluída em uma lista final. Já a citação é a menção no texto a determinada obra.

Segundo a ABNT, existe uma norma para fazer a referência de cada tipo de trabalho: artigo, entrevista, capítulo de livro… Por outro lado, a citação é sempre feita da mesma forma, ou seja, de acordo com a entrada da referência na lista final (sobrenome do autor).

Como fazer a referência de tese ou dissertação?

Para isso, você vai precisar dos seguintes dados: nome e sobrenome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), ano de depósito/entrega, tipo do trabalho (monografia, dissertação ou tese), nível e área de estudos (por exemplo, Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa), faculdade/instituto/centro, universidade, cidade e ano de defesa. Além dos dados do trabalho, você precisa inserir o link e a data de acesso. Geralmente, as teses e dissertações estão em domínio público para serem acessadas por qualquer leitor.

Veja um exemplo abaixo:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Ano de depósito. Tipo do trabalho (Nível e área de estudo) – Faculdade/Instituto/Centro, Universidade, Cidade, ano de defesa. Disponível em: link. Acesso em: dia mês. ano.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer a referência de ENTREVISTA?
Como fazer a referência de ARTIGO CIENTÍFICO?