Como citar várias obras do mesmo autor?

É comum em textos acadêmicos utilizarmos várias obras de um mesmo autor. Porém, na hora de montar a lista de referências, surge a dúvida: como citar várias obras do mesmo autor?

Antes, precisamos entender que dois pontos merecem destaque: as citações e a lista de referências. No primeiro caso, sabemos que a citação no corpo do texto deve ser feita de acordo com a entrada da referência. Logo, precisamos seguir o mesmo padrão quando há várias obras do mesmo autor.

Como incluir várias obras do mesmo autor na lista de referências?

Na lista final de referências utilizadas em seu trabalho acadêmico, você deve incluir todas as obras seguindo o padrão ABNT. Já falamos sobre esse padrão em outro texto, mas vamos retomar o exemplo de livros:

SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro. Cidade: Editora, ano.

Quando houver mais de uma obra do mesmo autor, você deve seguir a ordem cronológica para apresentá-las. Ou seja, primeiro a obra mais recente e depois a mais antiga. Porém, há ainda outro caso em que se tem várias obras de um mesmo autor publicadas no mesmo ano, como veremos no tópico seguinte.

primeiro a obra mais recente e depois a mais antiga.

Como citar obras do mesmo autor e mesmo ano?

Quando houver mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, você precisará diferenciá-las com letra minúscula após o ano, em ordem alfabética. Ou seja, você vai incluir a referência completa e depois do ano vai inserir as letras “a”, “b”, “c”… quantas forem necessárias. Assim, a lista final ficaria dessa forma:

SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro. Cidade: Editora, 1990a.
SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro. Cidade: Editora, 1990b.
SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro. Cidade: Editora, 1990c.

Porém, você precisa se lembrar que a citação no corpo do texto deve seguir esse mesmo padrão. Por exemplo: Segundo Autor (1990a, p. 34), “citação”.
Portanto, organize a sua lista de referência conforme você for usando as obras, pois assim fica mais fácil montar a lista final.

Ainda tem dúvidas? Escreva aqui sua dúvida que iremos te ajudar. 😉

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como colocar ponto final na citação?
Como transformar sua tese ou dissertação em artigo?