Como colocar ponto final na citação?

Como colocar ponto final na citação? Talvez essa seja uma das questões mais polêmicas quando se fala em citação segundo o padrão ABNT. Afinal, o ponto final vem antes ou depois da referência? Nas citações com mais de quatro linhas também se usa ponto final?

Para que serve o ponto final?

Para começar, vamos pensar na função do ponto final: demarcar o fim de um período. Ou seja, um período vai da letra maiúscula até o ponto final.

Se a sua citação compreende um período completo, você precisa repetir o ponto final tal qual está na citação. Porém, se o trecho que você citou termina antes do ponto final, você precisa indicar a supressão de um trecho com o sinal […].

Como formatar?

Além de entender que você está reproduzindo um período, saiba que o trecho no qual você inseriu a citação também é um período!

Isto é, você está inserindo um período dentro de outro, portanto, pode ser que existam dois pontos finais. Assim, se o trecho que você inseriu entre aspas termina no ponto final, as aspas aparecem depois do ponto. Depois disso, vem a referência da citação (AUTOR, ano, p. XX) e outro ponto final, que é do seu período. Vejamos um exemplo:

Neste artigo, analisamos a evolução da Covid-19 em pacientes com mais de 60 anos. Segundo um especialista, “Citação citação citação.” (AUTOR, ano, p. XX).

No exemplo acima, temos um ponto final dentro das aspas (que é da citação) e outro depois da referência (que é do seu texto). Caso essa citação tivesse mais de quatro linhas e fosse disposta como um bloco, a lógica seria a mesma! Ou seja, a única diferença é que não haveria aspas, mas haveria um ponto final depois da citação e outro depois da referência.

Por favor, comente aqui se você conseguiu entender. 💜

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer citação traduzida?
Como citar várias obras do mesmo autor?