ANEXOS ou APÊNDICES?

A diferença entre anexos e apêndices está nos dicionários de língua portuguesa e na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa regra serve para qualquer tipo de trabalho acadêmico: projeto de pesquisa, TCC, dissertação, tese…

De um lado, os ANEXOS são materiais complementares que não tenham sido desenvolvidos pelo autor do texto. Por exemplo, documentos oficiais, legislações, termo de aprovação no comitê de ética, imagens. Ou seja, são textos que serão anexados ao trabalho, mas têm autoria diferente.

Já os APÊNDICES englobam materiais extra que tenham sido desenvolvidos pelo autor do texto. Por exemplo, uma proposta didática, um roteiro de entrevistas, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Ou seja, são textos da mesma autoria incorporados ao trabalho.

Nesse sentido, não podemos dizer que fotografias são sempre anexos, por exemplo. O que determina se estamos falando de anexos ou apêndices é a autoria: quem fez a fotografia? Se você é o autor, é um apêndice; se você não é o autor, é um anexo.

Dependendo da quantidade de anexos e apêndices, você pode criar uma lista de anexos e outra de apêndices. No sumário, você também precisa inserir esses elementos.

Anexos e apêndices são elementos pós-textuais opcionais, ou seja, só devem ser inseridos se houver necessidade.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS?
Como fazer as REFERÊNCIAS de acordo com a ABNT?