Em trabalhos acadêmicos, há elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Já falamos sobre os elementos pré-textuais aqui no blog. Também sabemos que os textuais incluem introdução, desenvolvimento e conclusão. Agora, resta saber: quais são os elementos pós-textuais?

A norma 14724 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) trata de trabalhos acadêmicos. Segundo ela, há cinco elementos pós-textuais. Esses elementos aparecem na seguinte ordem: Referências, Glossário, Apêndice, Anexo e Índice.

Apenas as Referências são obrigatórias e possuem uma norma específica: a 6023:2018. Os outros itens são criados quando há necessidade.

Vejamos cada um deles

Primeiramente, temos as referências. Essa lista inclui as obras citadas no texto. Há normas específicas de formatação de acordo com a natureza das obras,

O glossário é uma lista de termos pouco conhecidos citados no texto. Por isso, eles precisam de definição. Essa lista aparece em ordem alfabética.

Por sua vez, o apêndice engloba materiais desenvolvidos pelo autor do texto. Por exemplo: proposta didática, roteiro de entrevistas, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Já os anexos trazem materiais desenvolvidos por outro autor. Por exemplo: documentos oficiais, termo de aprovação no comitê de ética.

Por fim, o índice é uma lista de conceitos, autores, datas, locais. Ele aparece no final do texto e indica as páginas onde os itens foram citados.

Índice e sumário não são a mesma coisa!

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bibliografia ou referências bibliográficas?
CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS?