Para fazer o sumário do seu trabalho acadêmico, consulte a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A ABNT possui uma norma específica para o sumário, que é a ABNT NBR 6027:2012.

Segundo ela, o sumário é a “enumeração das divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede”. Ou seja, os itens do sumário precisam ter a mesma formatação no corpo do texto

O sumário é o último elemento pré-textual e é obrigatório! Para conhecer os outros elementos pré-textuais, clique aqui.

Como fazer o SUMÁRIO do seu trabalho acadêmico?

O sumário deve seguir a ordem dos títulos e subtítulos no texto. Logo, você pode organizar o sumário do seu texto de duas maneiras.

  1. Crie o sumário, distribua os títulos nas páginas e depois acrescente textos em cada seção.
  2. Monte o sumário somente no final, depois que o texto já estiver escrito e dividido.

Na opção 2, você também pode usar o sumário automático do Word. Para isso, clique em Estilos e coloque “título 1”, “título 2” nos títulos que criar. Depois, clique em Referências e insira o Sumário.

IMPORTANTE: só coloque no sumário o que aparecer depois dele, ou seja, os elementos textuais e os pós-textuais.
Como formatar o sumário?

Os títulos que compõem o sumário devem ficar alinhados à esquerda, seguindo a margem do título mais extenso. Antes dos títulos, coloque os números em algarismos arábicos (1, 2, 3).

Esses números são separados dos títulos por espaço, sem ponto. Depois, insira uma linha em branco antes do texto, com espaçamento de 1,5.

DICA: crie uma tabela com três colunas. Coloque os números das seções em uma coluna, os títulos na outra e a paginação na última coluna. Nesta última, os números ficam alinhados à direita. Depois, apague as bordas da tabela para garantir o alinhamento.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como organizar os TÍTULOS do seu trabalho acadêmico?
Qual é a diferença entre ÍNDICE e SUMÁRIO?