Como organizar os TÍTULOS do seu trabalho acadêmico?

Você sabe como organizar os títulos do seu trabalho acadêmico? Aqui estamos pensando em projeto de pesquisa, relatório de iniciação científica, monografia, dissertação, tese.

Para começar, é importante entender que existe uma hierarquia entre os títulos. Assim, basta seguir o raciocínio do tópico frasal, já explicado no blog. Dessa forma, em cada seção do seu trabalho, traga um assunto mais amplo.

Essa divisão ampla contempla Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Depois, desenvolva aspectos desses tópicos, dividindo as seções em tópicos menores (subseções). Ou seja, aborde aspectos específicos dentro de assuntos gerais.

Exemplo

A introdução não deve ser muito extensa, porque é introdutória. Mas, se quiser dividir essa seção, crie subseções e subtítulos. Em projetos de pesquisa, por exemplo, as Justificativas aparecem na Introdução. Já nos Objetivos, apresente os Objetivos específicos e o Objetivo geral.

Como formatar os títulos?

Agora que você já sabe como organizar os TÍTULOS do seu trabalho acadêmico, vejamos a formatação deles. Existe uma norma da ABNT que explica isso: a NBR 6024.

A princípio, os títulos no sumário seguem a formatação feita no texto. Então, basta copiar os títulos para montar o sumário. Antes deles, aparecem algarismos arábicos (1, 2, 3…).

Alinhe os números à esquerda, separados dos títulos por espaço em branco, sem ponto, hífen ou travessão. Após o título, deixe uma linha em branco antes do texto. Além disso, use o espaçamento 1,5 entrelinhas.

Por fim, a seção “primária” é a principal. Ela é escrita em CAIXA ALTA e negrito. Já a “secundária” aparece dentro da primária (1.1, 1.2…) sem CAIXA ALTA, mas ainda com negrito. Depois, a seção terciária (1.1.1, 1.1.2) aparece sem CAIXA ALTA e sem negrito.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer a CAPA do seu trabalho acadêmico?
Como fazer o SUMÁRIO do seu trabalho acadêmico?