Neste texto, vamos te explicar como fazer a referência de entrevista de acordo com as normas da ABNT. Já falamos sobre a organização das referências de maneira geral, mas agora falaremos especificamente sobre entrevistas. Aqui podemos incluir entrevistas que você assistiu, ouviu ou até que realizou, de forma oral ou escrita.

Entrevista oral

Para entrevista oral, você vai precisar do nome e sobrenome do entrevistado, do título da entrevista, do nome e sobrenome do entrevistador e do suporte onde essa entrevista foi publicada. Veja um exemplo a seguir:

HAMEL, Gary. Eficiência não basta: as empresas precisam inovar na gestão. [Entrevista cedida a] Chris Stanley. HSM Management, São Paulo, n. 79, mar./abr. 2010. Disponível em: http://www.revistahsm.com.br/coluna/gary-hamel-e-gestao-na-era-da-criatividade/. Acesso em: 23 mar. 2017.

Entrevista escrita

Caso a entrevista tenha sido publicada de forma escrita, você vai repetir os dados iniciais: nome e sobrenome do entrevistado, título da entrevista, nome e sobrenome do entrevistador e suporte onde essa entrevista foi publicada. Porém, é necessário indicar agora a paginação da entrevista, ou seja, a página inicial e a final, mesmo que seja uma só. Vejamos um exemplo hipotético:

SOBRENOME, Nome. Título da entrevista. [Entrevista cedida a] Nome do entrevistador. Nome da revista ou jornal onde foi publicada, Cidade, número, p. XX-XX, mês. ano. Disponível em: link. Acesso em: dia mês. ano.

Como citar a entrevista no texto?

Para fazer a citação, você deve utilizar a entrada da referência, ou seja, o primeiro elemento que aparece na lista final de referências. Nesse caso, estamos falando do nome do entrevistado, seguido do ano da entrevista e da página (se for citação direta).

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 DICAS para você REVISAR SEU TEXTO!
Como fazer a referência de TESE ou DISSERTAÇÃO?