Como fazer a referência de ENTREVISTA?

Neste texto, vamos te explicar como fazer a referência de entrevista de acordo com as normas da ABNT. Já falamos sobre a organização das referências de maneira geral, mas agora falaremos especificamente sobre entrevistas. Aqui podemos incluir entrevistas que você assistiu, ouviu ou até que realizou, de forma oral ou escrita.

Entrevista oral

Para entrevista oral, você vai precisar do nome e sobrenome do entrevistado, do título da entrevista, do nome e sobrenome do entrevistador e do suporte onde essa entrevista foi publicada. Veja um exemplo a seguir:

HAMEL, Gary. Eficiência não basta: as empresas precisam inovar na gestão. [Entrevista cedida a] Chris Stanley. HSM Management, São Paulo, n. 79, mar./abr. 2010. Disponível em: http://www.revistahsm.com.br/coluna/gary-hamel-e-gestao-na-era-da-criatividade/. Acesso em: 23 mar. 2017.

Entrevista escrita

Caso a entrevista tenha sido publicada de forma escrita, você vai repetir os dados iniciais: nome e sobrenome do entrevistado, título da entrevista, nome e sobrenome do entrevistador e suporte onde essa entrevista foi publicada. Porém, é necessário indicar agora a paginação da entrevista, ou seja, a página inicial e a final, mesmo que seja uma só. Vejamos um exemplo hipotético:

SOBRENOME, Nome. Título da entrevista. [Entrevista cedida a] Nome do entrevistador. Nome da revista ou jornal onde foi publicada, Cidade, número, p. XX-XX, mês. ano. Disponível em: link. Acesso em: dia mês. ano.

Como citar a entrevista no texto?

Para fazer a citação, você deve utilizar a entrada da referência, ou seja, o primeiro elemento que aparece na lista final de referências. Nesse caso, estamos falando do nome do entrevistado, seguido do ano da entrevista e da página (se for citação direta).

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

8 Comentários. Deixe novo

  • CINTIA MOTA
    15/10/2023 13:54

    DÚVIDA!
    EU PEGUEI UMA ENTREVISTA ESCRITA, DE UM SITE DE UMA UNIVERSIDADE. E NÃO TEM O NOME DA PESSOA QUE ESTÁ ENTREVISTANDO. EU SÓ SOLOCO O NOME DA UNIVERSIDADE? É ISSO? ME AJUDEM. OBRIGADA

    Responder
    • Blog Letraria
      17/10/2023 17:10

      Olá, Cintia!
      Obrigada pela pergunta. 💜
      Você precisa inserir todos esses dados (exceto o nome do entrevistador):

      SOBRENOME, Nome. Título da entrevista. [Entrevista cedida a] Nome do entrevistador. Nome da revista ou jornal onde foi publicada, Cidade, número, p. XX-XX, mês. ano. Disponível em: link. Acesso em: dia mês. ano.

      Responder
  • FABIANA DE ALMEIDA
    21/10/2023 12:45

    Boa tarde, eu coloquei em meu trabalho uma entrevista que está em artigo científico, eu coloquei a fala pessoa na integra, porém não possui nome da entrevistada só identificação como E1 ,E2. Gostaria de saber como citar a entrevista pois eu retirei do artigo onde não gosto o nome do entrevistador e entrevistada.

    Responder
  • Fabiana de Almeida
    21/10/2023 12:47

    corrigindo: Gostaria de saber como citar a entrevista pois eu retirei do artigo onde não gosto o nome do entrevistador e entrevistada.

    Responder
  • Fabiana de Almeida
    21/10/2023 12:49

    corrigindo: Gostaria de saber como citar a entrevista pois eu retirei do artigo onde não consta o nome do entrevistador e entrevistada.

    Responder
  • Como citar o nome de vários entrevistadores?

    Responder
    • Blog Letraria
      06/11/2023 11:18

      Olá, Giovana!
      Obrigada pela pergunta. 💜
      Você pode usar a mesma estrutura e separar os nomes por vírgula:
      SOBRENOME, Nome. Título da entrevista. [Entrevista cedida a Nome 1, Nome 2 e Nome 3] Nome do entrevistador. Nome da revista ou jornal onde foi publicada, Cidade, número, p. XX-XX, mês. ano. Disponível em: link. Acesso em: dia mês. ano.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 DICAS para você REVISAR SEU TEXTO!
Como fazer a referência de TESE ou DISSERTAÇÃO?