Em grande parte dos trabalhos que revisamos, as pessoas apresentam muitas dúvidas quanto ao uso da letra maiúscula.
O uso obrigatório se dá no início dos períodos, como já dizia Pablo Neruda: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio, você acrescenta as ideias.“. Vale lembrar que o sinal de dois pontos não anuncia um novo período, logo, não se usa a inicial maiúscula após os dois pontos.
Os nomes próprios (de pessoas, de lugares, de instituições, de festas), sejam eles reais ou fictícios, obrigatoriamente começam com letra maiúscula.
Há casos de nomes comuns, em que é preciso levar em conta o significado da palavra dentro daquele contexto. A palavra “estado”, por exemplo, pode ser grafada com inicial maiúscula (Estado) quando se referir a “Nação politicamente organizada por leis próprias.” ou “Conjunto das estruturas institucionais que asseguram a ordem e o controle de uma nação”, segundo o dicionário Michaelis On-line. Isso também ocorre com a palavra Igreja, quando se refere a uma comunidade, um corpo social organizado.
Outra situação que requer o uso obrigatório da inicial maiúscula é o desdobramento das siglas, por exemplo, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).
Um caso delicado de uso da letra maiúscula é feito nos meios digitais (redes sociais, e-mails…). Usa-se a CAIXA ALTA para expressar intensidade, realce, destaque, mas seu uso pode ser mal interpretado dependendo da formalidade do contexto. A tentativa de dar destaque a uma palavra, seja com apenas a inicial maiúscula ou com todas as letras maiúsculas, pode parecer um grito digitado: CUIDADO!
Por fim, o exemplo mais inadequado de uso das maiúsculas é o do título deste post, que também é um recurso disponível no Word: “Colocar Cada Palavra em Maiúscula”. Esse recurso não pode ser usado de forma aleatória, ou seja, se aquelas palavras não são nomes próprios, não começam a frase ou não são desdobramento de siglas, não há porque deixá-las com inicial maiúscula.
Qualquer dúvida, entre em contato!
Consulte também o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara e Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Metodologia do Texto Científico na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo orientado trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica. Trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras, em 2004, e já revisou inúmeros trabalhos de diversas áreas. É também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.
49 Comentários. Deixe novo
Como procedo com cargos e afins em documentos jurídicos formais?
Ex. 1: O Promotor de Justiça Fulano fez isso ou o promotor de justiça Fulano fez isso?
Ex. 2: O Juízo da Comarca Exemplo decidiu nesse sentido ou o juízo da comarca Exemplo decidiu nesse sentido?
Obrigado pela disposição em ajudar!
Arnaldo.
Olá, Arnaldo! Obrigada por compartilhar sua dúvida. Se usássemos as iniciais maiúsculas nesses casos, estaríamos tratando “promotor de justiça” e “juiz da comarca” como nomes próprios. Na verdade, eles são cargos que estão determinados, no seu exemplo, pelos nomes próprios que vêm a seguir (Fulano e Exemplo). Sendo assim, não há obrigatoriedade (nem necessidade) de usar a inicial maiúscula, o que não significa que estaremos “desmerecendo” essas palavras (promotor e juiz), ok? 😉
Por que os nomes de países estão escritos com letra inicial maiúscula?
Maísa
Olá, Maísa! Os nomes de países são nomes próprios, assim como os nomes de pessoas, cidades, estados, por isso são escritos com inicial maiúscula. 😉
[…] As palavras-chave são grafadas com inicial maiúscula e separadas por ponto final. Tem um texto aqui no blog sobre o uso da letra maiúscula. Aqui, o critério é justamente o ponto final, ou seja, depois do ponto final, a inicial da […]
Acerca da pergunta: Juízo da comarca ou juizo da comarca. Complemento que deve neste caso, juízo é com letra maiúscula: o d. Juízo da Comarca tal…, se na mínúscula, ficaria juízo da Comarca e comarca não é ente que tenha juízo.
Acerca da pergunta: Juízo da comarca ou juizo da comarca. Complemento que deve neste caso, juízo é com letra maiúscula: o d. Juízo da Comarca tal…, se na mínúscula, ficaria juízo da Comarca e comarca não é ente que tenha juízo.
Olá, Rosemeire! Obrigada pela pergunta. 💜
Em “juízo da comarca”, não há necessidade de iniciais maiúsculas.
Veja esse vídeo em nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=d_L4NxUFlv4&t=2s
Olá, uma pergunta: eu entendo que os nomes dos meses e dos dias da semana devem ser escritos com letra minúscula. No entanto, como devo proceder se estes nomes estiverem em uma tabela, como no título de suas respectivas colunas, por exemplo:
seg | ter | qua | qui | sex
… | … | …
Neste caso, por serem “títulos” de uma tabela, isto pode ser interpretado como início de frase? Deve se fazer uso de letra maiúscula?
Olá, Doug! Muito obrigada pela pergunta. 💜
Sua observação é muito pertinente e a resposta é sim! Você pode interpretar os títulos da tabela como início de frase e usar a letra inicial maiúscula. 😉
Por que os nomes das ciências e das disciplinas escolares, que considero nomes individualizadores, portanto, próprios, não são obrigatoriamente escritos com iniciais maiúsculas? Ou estou enganada e não podemos considerar como nomes próprios?
Exemplos: Psicologia, Biologia, Linguística, Direito, Física, Matemática, Filosofia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Anatomia, etc.
Olá, Márcia! Muito obrigada pela pergunta. 💜
Seu raciocínio está correto e esses nomes devem sim ser escritos com iniciais maiúsculas.
Conheça também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ?view_as=subscriber
Olá, e se, em meu texto, eu tiver falando de alguma marca, devo usar maiúscula? Exemplo: a Natura tem buscado fazer propagandas mais plurais… ainda que tal marca use em sua logo a letra minúscula?
Olá, Kelly! Obrigada pela pergunta. 💜
As marcas devem ser grafadas com inicial maiúscula, pois se tratam de nomes próprios. A forma como a empresa usa a marca em seu logotipo (com inicial minúscula, por exemplo) não vai interferir no seu texto.
Conheça também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ?view_as=subscriber
Entre as redes sociais mais usadas no Brasil estão:facebook,you tube,whtsapp,instagran,twitter e a plataforma da modinha,tik tok.
O nome das redes sociais se escreve com letra maiúscula ou minúscula?
Olá, Geisa! Obrigada pela pergunta. 💜
Os nomes das redes sociais são nomes próprios (marcas) e devem ser escritos com inicial maiúscula.
Também é importante seguir a forma como eles mesmos escrevem: Facebook, YouTube, WhatsApp, Instagram, Twitter, Tik Tok. 😉
Ola,e obrigatório escrever com maiúsculo e minúsculo?, me acustumei a escrever com maiúsculo, e tá sendo difícil voltar a escrever maiúsculo com minúsculo, então eu queria saber se pode continuar escrevendo só com maiúsculo?.
Olá, Ana! Obrigada pela pergunta. 💜
Sugerimos que você use a letra maiúscula somente nos casos obrigatórios.
Logo você se acostuma a voltar a escrever com as duas formas. 😉
Boa tarde!
Gostaria de saber que o certo é escrever o primeiro nome com a primeira letra maiúscula.
Agora gostaria de saber se os sobrenomes pode escrever coma primeira letra minúscula ou eu tenho que escrever com letra maiúscula?
Olá, Simone! Obrigada pela pergunta. 💜
Os sobrenomes também são nomes próprios, então devem ser escritos com inicial maiúscula sempre. Por exemplo: Simone Souza.
Se eu quero enfatizar as pessoas do bem, posso terminar uma frase assim:
“… conseguimos graças a generosidade de pessoas do Bem.”
Posso usar o B maiúsculo?
Olá, Méri! Obrigada pela pergunta. 💜
Dependendo do gênero e da formalidade da situação, você até pode usar a inicial maiúscula para enfatizar a palavra “Bem”. Porém, seria mais adequado usar outros recursos gráficos (negrito, itálico). 😉
Quando escrevo um endereço o nome da rua será com letra maiúscula (substantivo próprio), mas rua também precisa ser escrito com letra maiúscula? Ex: Moro na rua das Flores, número 10.
Olá, Cláudia! Obrigada pela pergunta. 💜
Se a palavra “Rua” fizer parte do nome próprio daquela rua, sim, ela precisa ser escrita com inicial maiúscula.
Trata-se da identificação específica daquele endereço “Rua das Flores”. 😉
Se você estiver se referindo à rua no sentido genérico (por exemplo, “Moro na rua da floricultura”), não há necessidade da inicial maiúscula.
Olá! Palavras como “toxina botulínica” e “ácido hialurônico” devem ser grafadas em maiúsculo ou minúsculo? Sendo que elas possuem abreviatura, “botox” e “AH”, respectivamente, devo escrever com letra maiúscula na primeira aparição no texto, quando for apresentar a abreviatura?
Olá, Joyce! Obrigada pela pergunta. 💜
Não há necessidade das iniciais maiúsculas em nenhum dos casos. Porém, vale lembrar que “botox” é o nome popular da “toxina botulínica”, mas não é sua abreviatura.
Se você quiser utilizar “botox” ou “AH” no texto, pode escrever o seguinte na primeira aparição: “toxina botulínica (doravante botox)” e “ácido hialurônico (doravante AH)”. “doravante” significa “de agora em diante” e serve para indicar que você usará “botox” e “AH” nas próximas ocorrências. 😉
Olá. Me corrija se eu estiver errada,professora.
Em uma avaliação de uma atividade do meu filho que está no quarto ano do ensino fundamental no qual foi solicitado que recortassem de revistas substantivos comuns, ele tirou zero porque encontrou palavras como GIRAFA, CASA, GALINHA, em títulos de revistas em quadrinhos e foi indicado na avaliação que eram substantivos próprios porque estavam com letra maiúscula por isso ele errou. Eram palavras fora de frases. Penso que a regua de escrita determina que estejam em minúscula quando localizadas no meio da frase, mas não seixam de ser substantivos comuns se estiverem com a grafia incorreta. Apenas a grafia deve ser corrigida se a palavra estiver contextualizada. Estou correta?
Olá, Katia!
Muito obrigada pela pergunta. 💜
Você está correta sim.
As palavras “girafa, casa e galinha” são substantivos comuns, grafados com letras minúsculas. Porém, elas também podem ser substantivos próprios se estiverem nomeando um ser específico, por exemplo, se o nome de uma girafa for Girafa. Nesse caso, apenas a letra inicial da palavra seria grafada com letra maiúscula e a palavra, nesse contexto, funcionaria como um substantivo próprio, ou seja, próprio daquela girafa específica.
Caso todas as letras das palavras que seu filho recortou estivessem com letra maiúscula (GIRAFA, CASA, GALINHA), entendemos que esse seja apenas um recurso tipográfico das revistas (CAIXA ALTA), mas não é ele quem determina se as palavras são substantivos comuns ou próprios.
Espero ter ajudado!
Aproveite para conhecer nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/LetrariaEditora
Olá. Me corrija se eu estiver errada,professora.
Em uma avaliação de uma atividade do meu filho que está no quarto ano do ensino fundamental no qual foi solicitado que recortassem de revistas substantivos comuns, ele tirou zero porque encontrou palavras como GIRAFA, CASA, GALINHA, em títulos de revistas em quadrinhos e foi indicado na avaliação que eram substantivos próprios porque estavam com letra maiúscula por isso ele errou. Eram palavras fora de frases. Penso que a regua de escrita determina que estejam em minúscula quando localizadas no meio da frase, mas não seixam de ser substantivos comuns se estiverem com a grafia incorreta. Apenas a grafia deve ser corrigida se a palavra estiver contextualizada. Estou correta?
Olá, Katia!
Muito obrigada pela pergunta. 💜
Você está correta sim.
As palavras “girafa, casa e galinha” são substantivos comuns, grafados com letras minúsculas. Porém, elas também podem ser substantivos próprios se estiverem nomeando um ser específico, por exemplo, se o nome de uma girafa for Girafa. Nesse caso, apenas a letra inicial da palavra seria grafada com letra maiúscula e a palavra, nesse contexto, funcionaria como um substantivo próprio, ou seja, próprio daquela girafa específica.
Caso todas as letras das palavras que seu filho recortou estivessem com letra maiúscula (GIRAFA, CASA, GALINHA), entendemos que esse seja apenas um recurso tipográfico das revistas (CAIXA ALTA), mas não é ele quem determina se as palavras são substantivos comuns ou próprios.
Espero ter ajudado!
Aproveite para conhecer nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/LetrariaEditora
[…] falamos sobre o uso das letras maiúsculas em outro texto aqui do blog, porém, as siglas merecem uma atenção […]
[…] cada tópico frasal, você vai começar um novo período. Isso é, vai começar a frase com letra maiúscula e terminar com ponto final. O tópico frasal, portanto, vai definir o […]
Olá, a minha dúvida é se Redes Sociais deve ser escrito com iniciais maiúsculas ou não (redes sociais)?
Obrigada!
Olá, Dayse!
Obrigada pela pergunta. 💜
Não há necessidade de se usar as iniciais maiúsculas em “redes sociais”, pois se trata de um substantivo comum. O nome das redes sociais (por exemplo, Facebook, Instagram) deve sim vir em letra maiúscula, pois se trata de substantivo próprio. 😉
[…] grafia correta: Youtube ou YouTube? Facebook ou facebook? Em outro texto aqui do blog, já falamos Sobre o Uso da Letra Maiúscula. Muitas vezes, esse uso é feito de forma aleatória, mas há regras gramaticais que devem ser […]
Oi tenho uma dúvida se meu nome é Maria de Jesus Oliveira o ( de) precisa ser maiúsculo? Ou pode ser minúsculo?
Olá, Gilmara.
Obrigada pela pergunta. 💜
O “de” precisa ser minúsculo porque não é nome próprio, é uma preposição que compõe seu nome. 😉
Olá por favor quero saber como é classificado o nome escrito assim com letras maiúsculas e minúsculas no meio de palavras , em assinaturas de documentos exemplo: ARtuR FuxE BeRnarDo
Olá, Libânia! Obrigada pela pergunta. 💜
Infelizmente não conheço esse tipo de grafia… talvez seja um recurso estético apenas. 😉
Olá,
Qual é a forma correta para:
a) planície de inundação do alto rio Paraná, ou,
planície de inundação do Alto rio Paraná?;
b) região neotropical, ou
região Neotropical?
Muito obrigada.
Olá, Maria! Obrigada pela pergunta. 💜
Vamos às respostas:
a) Paraná é o nome próprio (do rio) que deve ter inicial maiúscula, mas “alto rio” não precisa de iniciais maiúsculas. Assim, o correto seria “alto rio Paraná”;
b) neo tropical é a classificação da região, então também não precisa de inicial maiúscula. 😉
[…] ou fazem menção a ela. Porém, surge a dúvida sobre como se escreve o nome da doença: letras maiúsculas, letras minúsculas ou só a inicial […]
Boa noite! Tenho uma dúvida que está sendo muito complicado de entender, pode escrever um nome próprio de pessoa com todas as letras maiúsculas sim ou não? Porque sempre vejo em redes sociais escrito assim, exemplo: MARIA JOSÉ (dessa forma pode ser também correta ou não.) Ao invés de ser dessa forma “Maria José”?. Desde já, agradeço a explicação.
Olá, Lázaro. Obrigada pela pergunta. 💜
Sim, qualquer palavra pode ser escrita com todas as iniciais maiúsculas, dependendo do contexto. Nas redes sociais, por exemplo, a linguagem é bem informal e você pode escrever como preferir, se não estiver preocupado com as regras gramaticais da norma culta escrita.
Do mesmo modo, há autores, como a “bell hooks”, que grafa o nome dela sempre com iniciais minúsculas e pede que isso seja respeitado mesmo em textos acadêmicos. Trata-se de um nome próprio e ela escolheu essa grafia.
A língua é viva e dinâmica e não temos como controlar todos os usos que são feitos dela. Sempre haverá alguém escrevendo de uma forma diferente da nossa.
A proposta deste texto é explicar a regra gramatical para um texto escrito formal. 😉
Espero ter ajudado.
[…] A principal alteração dessa norma diz respeito ao uso das letras minúsculas, mesmo quando a referência vem entre parênteses. Porém, isso vale apenas para citações; nas […]
[…] o nome da revista, precisa digitar exatamente o nome que aparece no site, respeitando as letras maiúsculas e […]
[…] as palavras-chave, que ficam abaixo deles. Elas são separadas por ponto e vírgula e contêm as iniciais minúsculas (exceto em nomes próprios e siglas). Por exemplo: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; […]
[…] minúsculo, colocado logo após o número. Já falamos sobre letra maiúscula e minúscula em outro texto e a regra é a […]
[…] artigo definido “O” também funciona como um atrativo para o acento circunflexo. Se “porque” tem o […]