Como inserir ARTIGO CIENTÍFICO sem DOI no Lattes?

Nesse texto, vamos te explicar como inserir artigo científico sem DOI no Lattes. Muitos autores só atualizam seu Lattes quando estão com os prazos apertados e, na correria, acabam se atrapalhando ou até esquecendo de registrar uma publicação. Por isso, nossa primeira dica é para que você mantenha seu Lattes atualizado e insira os artigos científicos assim que eles forem publicados. Se o seu artigo recebeu DOI, veja neste texto o que você precisa fazer.

Quais dados eu preciso?

Para inserir seu artigo científico no currículo Lattes, você vai precisar do ISSN ou do nome da revista científica. No site da revista, você deve buscar a aba Sobre ou Sobre a Revista, pois ali estará o ISSN e o nome correto do periódico. O ISSN é facilmente encontrado no site das revistas e é mais objetivo por se tratar de um número. Porém, se você quiser inserir o nome da revista, precisa digitar exatamente o nome que aparece no site, respeitando as letras maiúsculas e minúsculas.

Além do ISSN, você vai precisar do volume da revista em que seu artigo foi publicado, da edição (número), do título do artigo, das páginas inicial e final e do nome dos autores, caso você tenha escrito com outras pessoas. Se você tiver o link do artigo, também deve inseri-lo. Assim, você também salva o link do artigo para quando precisa acessá-lo.

Como inserir artigo científico sem DOI no Lattes?

Dentro da plataforma Lattes, você vai clicar na aba Produções e depois em Produção Bibliográfica. Nessa aba, você seleciona Artigos completos publicados em periódicos. No canto inferior esquerdo, você vai clicar em Incluir novo item (em verde) e você terá acesso a esta tela:

Aqui você vai inserir o ISSN ou parte do nome da revista. Em seguida, vai digitar o volume, a edição e a página inicial. Esses itens são obrigatórios para que você tenha acesso à próxima etapa.

Em seguida, você vai preencher o título do artigo e o ano da publicação. O idioma e o meio de divulgação (impresso, meio digital ou impresso e mídia eletrônica) você vai selecionar nas opções disponíveis. Depois, você insere o link onde o artigo está hospedado e seleciona “sim” ou “não” para as perguntas: “É um dos 5 trabalhos mais relevantes de sua produção?” e “É uma produção para educação e popularização de CeT?”. Por último, você coloca a página final do artigo e os autores. Nesse campo, você deve incluir seu nome como autor, mesmo estando em seu próprio currículo Lattes.

As palavras-chave não são obrigatórias, mas é importante que você as insira para fortalecer a sua área de atuação.

Não deixe para amanhã o artigo que você pode cadastrar hoje. 😉

Por fim, você precisa acessar os ⚠ Avisos (em amarelo) e clicar em “Existem alterações realizadas em seu currículo que ainda não foram enviadas ao CNPq.”. Na caixa de diálogo que será aberta, você deve selecionar “Li e estou de acordo com a declaração acima” ✅ e “Autorizo a publicação da versão em inglês do meu currículo” ✅. Em seguida, clique em Enviar ao CNPq. Pronto, agora seu currículo Lattes está atualizado!

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão e edição das publicações da Letraria, editora que ela e seu sócio fundaram em 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como inserir ARTIGO CIENTÍFICO no Lattes?
Como inserir sua TESE no Lattes?