Como inserir ARTIGO CIENTÍFICO no Lattes?

Nesse texto, vamos te explicar como inserir artigo científico no Lattes. Muitos autores só atualizam seu Lattes quando estão com os prazos apertados e, na correria, acabam se atrapalhando ou até esquecendo de registrar uma publicação. Por isso, nossa primeira dica é para que você mantenha seu Lattes atualizado e insira os artigos assim que eles forem publicados.

Quais dados eu preciso?

Para inserir seu artigo científico no currículo Lattes, você só vai precisar do DOI do artigo. Esse DOI geralmente aparece no início do artigo ou em nota de rodapé em forma de link. No Lattes, você vai inserir somente a numeração, que começa depois de https://doi.org/. Vejamos um exemplo da Revista CASA: https://doi.org/10.21709/casa.v12i2.7206

Dessa numeração, o prefixo 10.21709 é um indicativo da revista, seguido do nome (casa), do volume (12), do número (2) e do ID do artigo (7206). Assim, você só precisa dessa sequência 10.21709/casa.v12i2.7206

Como inserir artigo científico no Lattes?

Dentro da plataforma Lattes, você vai clicar na aba Produções e depois em Produção Bibliográfica. Nessa aba, você seleciona Artigos completos publicados em periódicos. No canto inferior esquerdo, você vai clicar em Incluir novo item (em verde) e você terá acesso a esta tela:

Assim que você inserir a sequência correta do DOI, por exemplo 10.21709/casa.v12i2.7206, o sistema vai recuperar os dados do artigo. Basta você conferir os dados e salvar.

Por fim, você precisa acessar os ⚠ Avisos (em amarelo) e clicar em “Existem alterações realizadas em seu currículo que ainda não foram enviadas ao CNPq.”. Na caixa de diálogo que será aberta, você deve selecionar “Li e estou de acordo com a declaração acima” ✅ e “Autorizo a publicação da versão em inglês do meu currículo” ✅. Em seguida, clique em Enviar ao CNPq. Pronto, agora seu currículo Lattes está atualizado!

Não deixe para amanhã o artigo que você pode cadastrar hoje. 😉

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão e edição das publicações da Letraria, editora que ela e seu sócio fundaram em 2013.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 anos de Letraria
Como inserir ARTIGO CIENTÍFICO sem DOI no Lattes?