Você sabe qual é a grafia correta: Youtube ou YouTube? Facebook ou facebook? Em outro texto aqui do blog, já falamos Sobre o Uso da Letra Maiúscula. Muitas vezes, esse uso é feito de forma aleatória, mas há regras gramaticais que devem ser seguidas.

A principal delas é o uso de inicial maiúscula em nomes próprios, como os que compõem o título deste texto: Youtube ou YouTube? Facebook ou facebook? O mesmo vale para outras redes sociais, como Whatsapp… ou WhatsApp?

Porém, as dúvidas que levantamos no título vão além da inicial maiúscula. Aqui, estamos tratando da grafia correta de nomes próprios.

Primeiramente, é importante lembrar que essas palavras são nomes de redes sociais que estão registrados como uma marca. Portanto, se existe uma grafia correta, é preciso respeitá-la.

Da mesma forma que vamos ao dicionário verificar a grafia de determinada palavra, é possível consultar a grafia desses nomes nas próprias redes sociais.

Youtube ou YouTube? Facebook ou facebook?

A rede social YouTube, por exemplo, é grafada com o Y e o T maiúsculos, fazendo referência às palavras you e tube. Por sua vez, o nome do WhatsApp pode ser conferido no próprio aplicativo instalado em seu celular: Whats e App levam as iniciais maiúsculas. Logo, a grafia correta é WhatsApp.

Entretanto, não pense que essa é a regra geral! Facebook, por exemplo, é grafado como uma palavra só, com apenas a inicial de face em letra maiúscula. Embora no site a gente encontre as duas grafias, Facebook e facebook, sugerimos que você use a regra do nome próprio e escreva sempre com a inicial maiúscula.

Assim, com as dicas deste texto, esperamos que você não fique em dúvida quanto à grafia de YouTube, Facebook, WhatsApp… Entendendo a lógica gramatical, você terá autonomia para tomar suas próprias decisões de forma correta.

Se você tem alguma outra dúvida, deixe aqui nos comentários.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 PECADOS na hora de fazer seu TCC
Quando usar HÍFEN?