Neste texto, vamos te apresentar 5 pecados que você não deve cometer na hora de escreveu seu TCC. Evitando isso e se organizando, você conseguirá produzir um bom texto.

1º pecado: terceirizar a escrita

O primeiro pecado é achar que alguém pode escrever por você, seja seu orientador, um colega de turma ou alguém que vai te cobrar $ por isso. Quando você terceiriza a escrita, está cometendo um crime de falsidade ideológica porque vai assinar um texto que não foi escrito por você. Além disso, você vai apresentar esse TCC para a banca, ou seja, precisa saber do que se trata e como ele foi feito.

Seguindo nossa dicas, tenho certeza de que você será capaz de produzir um TCC e que vai se sentir muito feliz ao cumprir essa tarefa!

2º pecado: fazer cópias

O segundo pecado é copiar trechos que você leu em outros trabalhos, ou seja, fazer o plágio de outras obras. Você precisa ler outros textos para elaborar o seu, mas não pode simplesmente copiar o conteúdo. Da mesma forma, também não pode ignorar todos esses trabalhos e não citá-los, como vamos explicar no 4º pecado.

3º pecado: fugir da ABNT

O terceiro pecado é não se atentar às normas da ABNT! Existem normas específicas para trabalhos acadêmicos que você deve seguir. Usar o modelo proposto pela ABNT, que inclui elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, vai te ajudar a escrever seu texto e ainda te mantém nas normas. Além disso, você deve seguir o template proposto pela sua universidade, que geralmente está disponível para download no site.

4º pecado: não fazer citações 

As citações são muito importantes no trabalho acadêmico e precisam aparecer para mostrar como você construiu suas ideias. Elas podem ser diretas, se forem literais, ou indiretas, se for uma paráfrase do que foi lido. Veja neste texto como fazer cada tipo de citação. Se você não fizer a citação da forma correta, vai cometer o segundo pecado e pode prejudicar a avaliação do seu trabalho.

5º pecado: não incluir as referências

Por fim, o último pecado é não incluir na lista final todas as referências que você leu e citou, também de acordo com a ABNT. Para evitar esse pecado, sugiro que você vá anotando os dados das obras conforme fizer a leitura. Isso inclui o nome do autor, o título do trabalho, a cidade, a editora e o ano de publicação.

Essa menção a outras obras dá credibilidade ao seu trabalho, pois mostra de onde vieram suas ideias e que elas já foram cientificamente testadas por outros pesquisadores.

Se precisar de mais dicas, conheça nosso e-book Como escrever um TCC: guia prático

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 PASSOS para você ESCREVER SEU TCC
Youtube ou YouTube? Facebook ou facebook?