3 PASSOS para você ESCREVER SEU TCC

Neste texto, vamos te mostrar 3 passos para você escrever seu TCC, que é o trabalho de conclusão de curso. Você verá que só precisa de um roteiro para seguir e de força de vontade para escrever.

1º passo: Organização e calma

O primeiro passo é se organizar em relação ao que você vai fazer, a quando vai fazer e a de que forma vai fazer. Para isso, você precisa de calma! Entrar em desespero, mesmo que seu prazo esteja curtíssimo, só vai te prejudicar e te fazer perder tempo.

A ABNT indica que todo trabalho acadêmico seja dividido em três partes: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Comece montando o arquivo do TCC com esses itens e, aos poucos, você vai acrescentando texto em cada página. Lembre-se de que a escrita é um processo e quando você começa a escrever, novas ideias vão surgindo.

É como se fosse uma escada: você não chega no último degrau sem pisar nos anteriores, um por vez.

Além do modelo da ABNT, toda universidade disponibiliza um template em seu site, que é um esquema já formatado de como deve ser seu TCC. Baixe esse arquivo e vá preenchendo cada um dos itens.

2º passo: Tema de pesquisa

O segundo passo é escolher e definir muito bem seu tema de pesquisa. Precisa ser algo de que você goste, já conheça e tenha certa familiaridade, a fim de facilitar o seu trabalho. Não adianta usar sugestões de colegas ou temas prontos, porque isso vai dificultar muito o desenvolvimento das ideias.

A proposta do trabalho acadêmico é falar muito sobre pouco, então seja bem específico ao delimitar seu tema. Em nosso e-book sobre escrita de TCC, você encontra um esquema para te ajudar a especificar o tema da pesquisa. Saiba mais clicando aqui: Como escrever um TCC: guia prático“.

3º passo: Conteúdo – 4 perguntas

O terceiro passo consiste em juntar o primeiro e o segundo, ou seja, aplicar o tema da pesquisa definido ao modelo de TCC da sua universidade. Para isso, você precisa responder 4 perguntas fundamentais: o quê, por quê, para quê e como?

Dentro de “o quê”, você vai responder qual é seu tema de pesquisa e o que você está estudando. No “por quê?”, aparecem as justificativas: por que esse trabalho é importante? Por que você escolheu esse tema? Na resposta do “para quê?”, aparecem os objetivos gerais e específicos: para que esse trabalho é relevante? Onde você pretende chegar? Por fim, no “como”, você vai apresentar a metodologia de estudo que está utilizando, os autores que você já leu ou nos quais se baseou.

Portanto, com todo o esquema organizado, basta começar a escrever! Faça pouco por dia, mas não deixe de fazer. Não espere um dia inspirado para escrever 50 páginas… um pouco de transpiração é bom também!

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Meu artigo foi REPROVADO… e agora?
5 PECADOS na hora de fazer seu TCC