O resumo é um elemento pré-textual obrigatório no trabalho acadêmico. Por exemplo em: projetos, relatórios, TCC, dissertações, teses… Ele também faz parte dos artigos científicos.

Existe uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 6028) que delimita a quantidade de palavras. Logo, o resumo dos trabalhos acadêmicos deve ter de 150 a 500 palavras. Além disso, deve estar na língua do texto e em língua estrangeira: inglês, francês ou espanhol.

Nos artigos científicos, os resumos podem ter de 100 a 250 palavras. Nesse caso, consulte as diretrizes de publicação da revista e verifique o limite.

Outra característica dos resumos são as palavras-chave, que ficam abaixo deles. Elas são separadas por ponto e vírgula e contêm as iniciais minúsculas (exceto em nomes próprios e siglas). Por exemplo: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil.

Como fazer o RESUMO do seu trabalho acadêmico?

Apresente os pontos principais da sua pesquisa. Escreva frases objetivas e concisas para não ultrapassar o limite de palavras. Também recomendamos o uso da terceira pessoa do singular (este trabalho, esta pesquisa…). Dessa forma, o resumo aparece em parágrafo único, sem tópicos.

Você pode adotar duas estratégias para elaboração do resumo. Na primeira, você vai escrever o resumo antes de escrever o texto. Na segunda, o resumo será escrito depois que o texto estiver finalizado.

Se você escrever o resumo antes do texto, precisará desenvolver cada ideia trazida no resumo ao longo do texto. Desse modo, ele funcionaria como um roteiro do que será discutido em cada capítulo.

Já na segunda estratégia, escreva o resumo quanto o texto estiver finalizado. Assim, você fará uma recapitulação do que foi discutido em cada capítulo.

DICA: Seu resumo deve ser autônomo! Isso significa que a leitura do resumo trará elementos suficientes para entender o tema do trabalho.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, orientou TCC e iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004). Hoje, ela é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RESUMO e INTRODUÇÃO são a mesma coisa?
Bibliografia ou referências bibliográficas?