Como fazer citação é uma pergunta que atormenta muitos estudantes. Além dessa, outras questões surgem:
- Devo fazer citações longas?
- Quantas citações meu texto pode ter?
- Posso escrever o texto acadêmico em primeira pessoa?
- Devo privilegiar as citações literais?
- Qual citação é plágio?
- Posso discordar dos autores lidos?
Já falamos sobre citação em vários textos aqui do blog, quando explicamos citação direta, indireta, ponto final, [sic], supressão, tradução… Porém, hoje iremos responder as questões acima, que retiramos dos comentários recebidos no blog e no YouTube.
-
Devo fazer citações longas?
Usamos as citações quando queremos trazer para nosso texto o que outro autor disse. Esse discurso pode ser copiado na íntegra (citação direta) ou em forma de paráfrase (citação indireta). As citações longas não são muito bem-vindas nos textos acadêmicos, especialmente nas produções menores, como TCC ou artigo científico. Em uma tese, por exemplo, pode até caber uma citação longa, pois o texto também é mais extenso. Entretanto, não existe uma regra que delimite o tamanho da citação. Sugerimos, portanto, que você utilize o bom senso para delimitar o tamanho das citações que vai utilizar.
-
Quantas citações meu texto pode ter?
Também não há uma regra na quantidade de citações de um texto, porém, o texto precisa ser escrito por você. As citações devem complementar sua argumentação, mas não substituí-la.
-
Posso escrever o texto acadêmico em primeira pessoa?
Essa resposta, assim como as outras, é relativa. A primeira pessoa do singular (eu) não é bem-vinda nos textos acadêmicos, principalmente pelo fato de a pesquisa ser feita com a orientação de um pesquisador mais experiente. Assim, o uso da primeira pessoa do plural (nós) pode ser utilizado. De qualquer forma, você pode definir isso com seu orientador de pesquisa e encontrar a opção mais adequada.
-
Devo privilegiar as citações literais?
Não necessariamente. As citações literais são as diretas, ou seja, elas reproduzem exatamente o que o autor disse. Elas são usadas quando a paráfrase pode prejudicar o entendimento, ou seja, o que o autor disse é o mais adequado para aquela definição. É interessante, portanto, você mesclar em seu texto citações literais e paráfrase.
-
Qual citação é plágio?
O plágio é a apropriação indevida de uma ideia, como explicamos nesse vídeo. Se você citar alguém e não indicar que aquilo é uma citação, estará cometendo plágio. Se a citação estiver de acordo com a ABNT, ela não será considerada plágio.
-
Posso discordar dos autores lidos?
Claro! A proposta de ler outros autores é para que você encontre aqueles com os quais concorda e aqueles com os quais discorda. Entretanto, na hora de escrever seu texto, procure argumentos que ajudem a reforçar os seus. Ou seja, é mais indicado trazer autores com os quais você concorda.
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na Unesp/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na Unesp e na UFSCar. Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pelas revisões da Letraria. Ela também alimenta este blog e o canal do YouTube com dicas de ABNT e português.