Para quem lida com escrita científica, muitas dúvidas surgem: o que é citação? Como fazer citação direta? Qual é o tamanho ideal de uma citação?
Hoje vamos esclarecer essas dúvidas e te ajudar a padronizar as citações do seu trabalho de acordo com as normas da ABNT mais recentes.
O que é citação?
A citação é a “menção de uma informação extraída de outra fonte” (ABNT NBR 10520, p. 1), ou seja, é quando você traz para o seu texto trechos de outros textos. Existem dois tipos de citação: a direta e a indireta. Neste texto, falaremos especificamente sobre a citação direta que ocorre quando você copia literalmente o trecho de outro texto.
Como fazer citação direta?
A citação direta vem entre aspas, caso ela não ultrapasse 4 linhas completas (de acordo com a formatação do seu texto). Nesse caso, você abre aspas para inserir o trecho citado e fecha aspas quando ele terminar. Caso o trecho citado comece com letra minúscula, você deve inserir o sinal da supressão […] logo depois das aspas, assim: “[…] trecho citado.”.
Se a citação direta que você fez ultrapassar 4 linhas completas, você deve inseri-la como um bloco justificado, com recuo de 4cm à direta, sem adentramento de parágrafo, em espaçamento simples e em um número menor do que o tamanho da fonte do seu texto. Por exemplo:
Esse é um exemplo de citação direta que ultrapassa 4 linhas completas e que foi inserida como um bloco justificado, sem adentramento de parágrafo, alinhado à direito com recuo de 4cm, em espaçamento simples e um número menor do que o tamanho da fonte do seu texto. Se você estiver usando a fonte em tamanho 12, a citação direta com mais de 3 linhas deve vir em tamanho 11.
Qual é o tamanho ideal de uma citação?
Não existe um tamanho ideal para a citação nem um limite de palavras. Porém, a citação deve apoiar a sua argumentação e não ser a própria argumentação.
Uma forma de verificar se a citação direta é mesmo relevante é pensar se você conseguiria parafrasear o que o autor disse, ou seja, você consegue escrever aquela mesma ideia com suas palavras? Se a resposta for sim, é mais indicado que você faça uma citação indireta, sem aspas. Se a resposta for não, você pode copiar exatamente o que o autor disse.
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar. Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pelas revisões da Letraria.
1 Comentário. Deixe novo
[…] indicar a fonte das figuras, você precisa dizer onde as encontrou. Assim como as citações diretas, as figuras podem ser retiradas de outros textos. No entanto, você precisa trazer a indicação […]