Como atualizar o Lattes?

Como atualizar o Lattes é uma dúvida muito comum entre os estudantes. Todos sabem que precisam manter o Lattes em ordem, mas poucos explicam como fazer isso. Neste texto, falaremos sobre os campos mais utilizados por alunos de graduação e pós-graduação.

O que é o currículo Lattes?

O Lattes é um currículo acadêmico e profissional on-line, gerenciado pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa). Portanto, agências de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país utilizam o Lattes como referência. Para acessá-lo, você deve entrar no site https://lattes.cnpq.br/ e utilizar seu login do Gov.br.

Essa plataforma tem campos fixos e pré-determinados para você inserir suas publicações e produções acadêmicas. Assim, essa padronização é nacional. O sistema é relativamente fácil de ser utilizado, porém, você precisa saber onde inserir cada produção.

Por onde começar?

Se você ainda não inseriu nenhum dado no currículo Lattes, siga a ordem que aparece na própria plataforma. Veja abaixo os campos disponíveis:

A aba de Dados gerais inclui: nome, endereço, idiomas, prêmios e títulos, texto inicial do Lattes, outras informações relevantes e licenças. Conforme for preenchendo, você verá que alguns campos ficarão em branco e não há nenhum problema nisso.

Na segunda aba, Formação, você vai inserir cursos que já fez ou ainda está fazendo. Para isso, fizemos outros textos aqui do blog.

Na terceira aba, Atuação, você coloca sua Atuação profissional, as linhas de pesquisa e as áreas de atuação. Caso você seja revisor de periódico ou membro de algum comitê editorial, também deve utilizar este campo para inserir as informações.

Em seguida, você deve inserir seus Projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico, de extensão, de ensino ou outros projetos. Aqui entra sua pesquisa de mestrado ou de doutorado.

Na aba Produções, você encontra um leque muito grande de opções. Talvez essa seja a aba mais importante, pois é nela que você vai inserir artigo, livro, capítulo de livro, entrevistas, lives, podcasts… Também já fizemos textos aqui no blog para cada um desses itens.

Como ter certeza de que funcionou?

Depois de inserir os dados em cada campo, você precisa acessar os ⚠ Avisos (em amarelo na tela inicial) e clicar em “Existem alterações realizadas em seu currículo que ainda não foram enviadas ao CNPq.”. Na caixa de diálogo que abrir, você deve selecionar “Li e estou de acordo com a declaração acima” ✅ e “Autorizo a publicação da versão em inglês do meu currículo” ✅. Em seguida, clique em Enviar ao CNPq. Pronto, agora seu currículo Lattes está atualizado!

Caso tenha alguma dúvida sobre outro campo, deixe aqui nos comentários.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pelas revisões da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer citação?
O que é ORCiD e para que serve?