Quando usar [sic]? ou Como marcar um erro na citação?

Quando usar [sic]? É comum em textos acadêmicos o uso do [sic], especialmente em citações diretas. Porém, será que você sabe o que isso significa? Ou então, você sabe como marcar um erro na citação?

“sic” é uma palavra latina que significa “assim”. Por ser latina, ela é grafada em itálico, como já explicamos em outro texto aqui do blog. Aparece dentro dos colchetes para indicar que se trata de uma intervenção do autor do texto, ou seja, foi o autor quem colocou a expressão para indicar que a citação estava exatamente daquela forma.

Isso é válido para citações diretas, em que se reproduz exatamente o texto original e que há um erro gramatical ou de digitação evidente. Com o uso do [sic], o autor do texto mostra que ele sabe que há um erro, mas prefere manter a grafia original.

Vejamos alguns exemplos

Na entrevista com os manifestantes, um deles enfatizou: “Nós quer [sic] uma condição de trabalho melhor para todos!”.

Nesse caso, há um erro de concordância (nós quer) que foi identificado pelo autor do texto, mas mantido para preservar a fala do entrevistado. Esse tipo de situação é comum também em textos jornalísticos.

E se eu corrigir o trecho em vez de usar o [sic]?

Talvez você esteja se perguntando se não seria mais fácil corrigir o erro do que destacá-lo. No caso das citações diretas, orienta-se que você não corrija o texto reproduzido. Assim, é mais adequado indicar que você viu um erro com o uso do [sic].

Por mais estranho que pareça o texto original, o uso do [sic] mostra que você concorda com a estranheza, mas a respeita.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que é paralelismo sintático?
Faz 10 anos ou fazem 10 anos?

Assine nossa newsletter e recebe as novidades em primeira mão.