Faz 10 anos ou fazem 10 anos?

Faz 10 anos ou fazem 10 anos? Embora essas duas expressões sejam muito parecidas, elas são diferentes no significado. Vejamos o porquê.

Assim como já explicamos em outros textos aqui do blog, as duas formas podem estar gramaticalmente corretas! Porém, antes de optar por uma delas, entenda quando cada uma faz sentido e em qual contexto deve ser usada. Assim, você vai conseguir se comunicar de forma eficiente e autônoma, passando a mensagem que deseja.

A expressão “faz XX anos” é uma marcação de tempo decorrido. Ou seja, ela se refere a um período específico. É o caso, por exemplo, dos aniversários:

Faz 15 anos que estamos casados.

A Letraria faz 10 anos em 2023.

Por outro lado, usa-se com bastante frequência a expressão “fazem XX anos”, na maioria das vezes de forma equivocada. Essa expressão é inadequada para indicar um período, mas está correta se houver um sujeito na frase. Por exemplo: Os gêmeos fazem 10 anos no próximo mês. Nesse caso, duas pessoas (os gêmeos) estarão completando 10 anos de idade (fazendo aniversário) no próximo mês.

Para memorizar, podemos lembrar das expressões de clima em que não há sujeito na frase: Faz frio, faz calor… Isso é diferente de dizer Esse forno faz muito calor aqui na cozinha!

Vejamos mais alguns exemplos sem a quantidade de tempo

Faz muitos anos que frequento essa praça.

Eles são amigos faz anos!

Faz mais de 20 anos que não a vejo!

Afinal, qual é o correto?

As noções de certo e errado podem ser relativas na língua portuguesa, pois é preciso considerar a mensagem que se quer passar. Se o sentido pretendido for o de tempo decorrido, a expressão gramaticalmente correta é “faz anos”, independentemente de quantos anos (2, 10, 20…) ou de quaisquer palavras que entrem na expressão (faz muitos anos, faz poucos anos). Porém, se houver um sujeito na frase que está “fazendo anos”, aí sim o verbo se flexiona na terceira pessoa do plural: fazem.

“fazem anos” é muito mais raro, portanto, na dúvida, use “faz anos”.

Assim, espero que agora você saiba como se escreve: faz 10 anos ou fazem 10 anos? 😉

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quando usar [sic]?
Como escolher um tema inédito para o seu TCC?