Em trabalhos acadêmicos, há elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Já falamos sobre os elementos pré-textuais aqui no blog. Também sabemos que os textuais incluem introdução, desenvolvimento e conclusão. Agora, resta saber: quais são os elementos pós-textuais?
A norma 14724 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) trata de trabalhos acadêmicos. Segundo ela, há cinco elementos pós-textuais. Esses elementos aparecem na seguinte ordem: Referências, Glossário, Apêndice, Anexo e Índice.
Apenas as Referências são obrigatórias e possuem uma norma específica: a 6023:2018. Os outros itens são criados quando há necessidade.
Vejamos cada um deles
Primeiramente, temos as referências. Essa lista inclui as obras citadas no texto. Há normas específicas de formatação de acordo com a natureza das obras,
O glossário é uma lista de termos pouco conhecidos citados no texto. Por isso, eles precisam de definição. Essa lista aparece em ordem alfabética.
Por sua vez, o apêndice engloba materiais desenvolvidos pelo autor do texto. Por exemplo: proposta didática, roteiro de entrevistas, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Já os anexos trazem materiais desenvolvidos por outro autor. Por exemplo: documentos oficiais, termo de aprovação no comitê de ética.
Por fim, o índice é uma lista de conceitos, autores, datas, locais. Ele aparece no final do texto e indica as páginas onde os itens foram citados.
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar. Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.
1 Comentário. Deixe novo
[…] saiba que a lista de referências é um elemento pós-textual obrigatório. Ela deve aparecer em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor. Além disso, o alinhamento […]