Qual é o correto: DENTRE OUTROS ou ENTRE OUTROS?

Assim como já explicamos em outros textos aqui do blog, as duas formas estão gramaticalmente corretas! Porém, antes de optar por uma delas, entenda quando cada uma delas faz sentido e em qual contexto deve ser usada. Assim, você vai conseguir se comunicar de forma eficiente e autônoma, passando a mensagem que deseja.

Nas duas expressões, temos a mesma estrutura gramatical: preposição (entre) + pronome (outros). Porém, no primeiro caso, temos a contração da preposição “de” com o “entre”, resultando em “dentre”. Com isso, já podemos enxergar o caminho que devemos seguir: o da regência (verbal ou nominal).

Vejamos alguns exemplos

Na frase, O sobrevivente surgiu dentre os escombros, o uso da preposição “de” antes do “entre” é regido pelo verbo “surgir”. Ou seja, quem surge, surge de algum lugar. Na construção Dentre os corredores, um disparou na frente, podemos inverter a ordem da frase para enxergar a preposição “de”. Assim, teremos: Um corredor disparou na frente dos outros corredores, em que se vê a contração da preposição “de” com o artigo “os”.

Já na frase Entre meus amigos, considero o João o mais próximo, nenhum elemento pede a preposição “de”, portanto, usa-se apenas “entre”.

Afinal, qual é o correto: DENTRE OUTROS ou ENTRE OUTROS?

O uso de “dentre outros” fica restrito a situações específicas, em que se pede a preposição “de”. Ou seja, na maioria dos casos você vai usar apenas “entre outros”. Muitas vezes, usa-se o “dentre”, pois ele parece mais rebuscado. Porém, tome cuidado para que esse rebuscamento não se torne um erro.

Se você preferir acessar esse conteúdo em vídeo, conheça nosso canal no YouTube.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

DE ENCONTRO A ou AO ENCONTRO DE?
Apesar de OU Apesar do?