DE ENCONTRO A ou AO ENCONTRO DE?

Qual é o correto: DE ENCONTRO A ou AO ENCONTRO DE?

As duas formas estão corretas! Porém, antes de optar por uma delas, entenda quando cada uma delas faz sentido e em qual contexto deve ser usada. Assim, você vai conseguir se comunicar de forma eficiente e autônoma, passando a mensagem que deseja.

Nas duas expressões, temos a mesma estrutura gramatical: preposição (de/a) + substantivo (encontro) + preposição (a/de). Porém, elas têm sentidos opostos: uma significa “contra” e a outra “a favor”.

Vejamos alguns exemplos

Na frase, Minhas ideias foram de encontro ao que ele apresentou, o uso de “de encontro a” significa “contra”. Ou seja, “minhas ideias foram contra o que ele apresentou”. Caso houvesse uma concordância nas ideias, o correto seria: Minhas ideias foram ao encontro do que ele apresentou. Vejamos também que o “ao”, no primeiro caso, e o “do”, no segundo, correspondem à junção das preposições “a” e “de” com o artigo “o”.

Afinal, como memorizar a diferença?

Como essas duas expressões são opostas, o que não pode ocorrer é o uso de uma expressão no lugar da outra. Ou seja, não se deve usar uma expressão para dizer justamente o contrário.

Para memorizar, podemos lembrar que “ao encontro de” tem o sentido de “a favor de” e ambas usam a preposição “a”. Por outro lado, em “de encontro a”, podemos lembrar que o “d” também é usado na palavra “discordância”.

Se você preferir acessar esse conteúdo em vídeo, conheça nosso canal no YouTube.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PRECISAR DE ou PRECISAR?
Qual é o correto: DENTRE OUTROS ou ENTRE OUTROS?