Como melhorar a coesão do meu texto?

O que é coesão textual?

Nesse texto, vamos te explicar como melhorar a coesão do seu texto. Porém, antes disso, precisamos dizer que a coesão textual é a ligação lógica entre os elementos de uma frase, um período, um parágrafo e, enfim, um texto. É ela quem explicita as relações entre as palavras e conduz o leitor para o sentido pretendido por você, autor do texto. Quanto mais coeso for o seu texto, mais objetivo ele será, ou seja, mais rápido o leitor conseguirá entender o que você quer dizer.

Porém, isso não significa que seu texto deva ser pequeno. Ao contrário, a coesão não diz respeito ao tamanho e, por isso, deve ser aplicada em qualquer tipo de texto. Por exemplo, quando você for enviar uma mensagem pelo WhatsApp, precisa ser coeso, já que está utilizando uma forma de comunicação rápida e instantânea. Mesmo que o leitor possa questionar algo que não tenha entendido, o ideal é passar a mensagem que deseja de forma eficiente.

Por sua vez, em textos acadêmicos mais extensos, como teses ou dissertações, a coesão é também muito importante. Justamente pelo fato de o texto ser longo, as relações de sentido precisam ser construídas durante a leitura.

Quais são os elementos coesivos?

No quadro a seguir, listamos uma série de elementos coesivos de acordo com a função que eles desempenham. Ou seja, a primeira linha do quadro indica o sentido pretendido por esses conectivos.

ADIÇÃO COMPARAÇÃO CONTRASTE EXPLICAÇÃO, CONSTATAÇÃO, CONCLUSÃO ILUSTRAÇÃO, ESCLARECIMENTO RESUMO, RECAPITULAÇÃO
não só… mas também

não só… como também

além disso

no mais /

ademais

do mesmo modo

outrossim

bem como

igualmente

da mesma forma

assim também

do mesmo modo

similarmente / semelhantemente / analogamente /por analogia

de maneira idêntica

em conformidade com

de acordo com

segundo

conforme

sob o mesmo ponto de vista

tal qual

tanto quanto

como

assim como

bem como

entretanto

no entanto

embora

ainda que

contudo

pelo contrário

apesar de

mesmo que

mas

porém

todavia

em contraste com

salvo

exceto

se bem que

posto que

posto conquanto

por mais/ menos que

só que

ao passo que

em contrapartida

de fato

com efeito

já que

assim

assim sendo

devido a

por isso

como

isso posto

pelo fato de

logo

portanto

porque

pois

uma vez que

por exemplo

para ilustrar / exemplificar

isto é

quer dizer

em outras palavras

a saber

ou seja

 

em suma/ síntese/ conclusão/ resumo

 

enfim

dessa forma /maneira

desse modo

logo

dessarte/ destarte

nesse sentido

Não queremos que você simplesmente encaixe esses conectivos em seu texto, muito menos que decore todos eles. Porém, quando entender que há necessidade de um elemento coesivo, você pode consultar o quadro e aumentar seu repertório. Também sabemos que aqui estão listados apenas alguns conectivos e não todos existentes em nossa língua portuguesa.

Como conferir a coesão do meu texto?

Para conferir se o seu texto está coeso, você precisa se distanciar dele e fazer uma leitura imparcial, como se você fosse um leitor. Para isso, você pode utilizar alguns recursos como alterar a cor da fonte, deixar o texto descansando por alguns dias, ler em voz alta. Veja mais dicas neste vídeo:

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pelas revisões da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como usar “não só… mas também”?
A maioria delas faz ou a maioria delas fazem?