Como fazer o RESUMO do seu trabalho acadêmico?

O resumo é um elemento pré-textual obrigatório em trabalho acadêmico. Por exemplo em: projetos, relatórios, TCC, dissertações, teses, artigos científicos.

A NBR 6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) delimita a quantidade de palavras do resumo. Logo, o resumo dos trabalhos acadêmicos tem de 150 a 500 palavras. Além disso, aparece na língua do texto e em língua estrangeira: inglês, francês ou espanhol.

Por sua vez, nos artigos científicos, os resumos tem de 100 a 250 palavras. Nesse caso, consulte as diretrizes de publicação da revista e verifique o limite.

Além disso, os resumos acompanham as palavras-chave. Elas são separadas por ponto e vírgula e contêm as iniciais minúsculas (exceto em nomes próprios e siglas). Por exemplo: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil.

Como fazer o RESUMO do seu trabalho acadêmico?

Apresente os pontos principais da sua pesquisa. Escreva frases objetivas e concisas para não ultrapassar o limite de palavras. Também recomendamos o uso da terceira pessoa do singular (este trabalho, esta pesquisa…). Dessa forma, o resumo aparece em parágrafo único, sem tópicos.

Você pode adotar duas estratégias para elaboração do resumo. Na primeira, você escreve o resumo antes de escrever o texto. Na segunda, você escreve o resumo depois que o texto estiver finalizado.

Se você escrever o resumo antes do texto, precisará desenvolver cada ideia trazida no resumo ao longo do texto. Desse modo, ele funcionaria como um roteiro do que será discutido em cada capítulo.

Já na segunda estratégia, escreva o resumo quanto o texto estiver finalizado. Assim, você fará uma recapitulação do que foi discutido em cada capítulo.

DICA: Seu resumo deve ser autônomo! Isso significa que a leitura do resumo trará elementos suficientes para entender o tema do trabalho.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, orientou TCC e iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004). Hoje, ela é a responsável pelas revisões da Letraria.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RESUMO e INTRODUÇÃO são a mesma coisa?
Bibliografia ou referências bibliográficas?