Você já percebeu como a leitura serve de guia para nossas atividades rotineiras?

Se você não ler o que está escrito na porta do toalete, pode cometer um enorme equívoco. Se você não ler o painel do ônibus, pode seguir um rumo completamente diferente do que pretendia.

Por que, então, deixamos de ler?

Quando pensamos na importância da leitura, não estamos nos referindo apenas a textos pequenos ou simbólicos (como as placas de trânsito), mas também estamos considerando  as bulas de remédio, os outdoors, as etiquetas, os SMSs, os sites, os contratos de trabalho e suas miúdas notas de rodapé, os jornais, as revistas, os livros e, até, as entrelinhas… Precisamos ler a todo instante!

Quando deixamos de ler, estamos ignorando o conhecimento e nos tornando reféns de outros leitores.

A leitura é sempre um pré-requisito para qualquer ação, pois ela é a nossa interpretação da realidade. É lendo que construímos significados e compreendemos o mundo e é também lendo que construímos um novo mundo, seja ele fictício ou real, subjetivo ou objetivo.

Ler é também importante para a ampliação do vocabulário e para a conquista da autonomia no processo de escrita. Ler o que os outros escrevem e perceber o modo como fazem isso permite-nos conquistar uma maneira muito peculiar de escrever, de produzir e reproduzir.

Quem lê ganha fôlego, coragem e repertório para escrever.

Se você chegou até aqui, é sinal de que está no caminho certo! Continue!

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”, Mário Quintana

 

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara e Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Metodologia do Texto Científico na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo orientado trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica. Trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras, em 2004, e já revisou inúmeros trabalhos de diversas áreas. É também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Meu texto não precisa de revisão!
Paragrafação