A importância da leitura

Você já se perguntou qual é a importância da leitura? Já percebeu como a leitura serve de guia para nossas atividades rotineiras?

Se você não ler o que está escrito na porta do banheiro, pode cometer um grave erro. Se você não ler o painel do ônibus, pode seguir um rumo completamente diferente do que pretendia.

Por que, então, deixamos de ler?

Quando pensamos em leitura, não estamos falando apenas de textos pequenos ou simbólicos, como as placas de trânsito. Também estamos considerando as bulas de remédio, os outdoors, as etiquetas, as mensagens, os sites, os contratos de trabalho e suas miúdas notas de rodapé. Além disso, há os jornais, as revistas, os livros e, até, as entrelinhas… Ou seja, precisamos ler a todo instante!

Quando deixamos de ler, estamos ignorando o conhecimento e nos tornando reféns de outros leitores.

A leitura é sempre um pré-requisito para qualquer ação, pois ela é a nossa interpretação da realidade. É lendo que construímos significados e compreendemos o mundo. Do mesmo modo, é também lendo que construímos um novo mundo, seja ele fictício ou real, subjetivo ou objetivo.

Qual é a importância da leitura?

Ler é também importante para a ampliação do vocabulário e para a conquista da autonomia no processo de escrita. Ler o que os outros escrevem e perceber o modo como fazem isso permite-nos conquistar uma maneira muito peculiar de escrever, de produzir e reproduzir. Assim, quem lê ganha fôlego, coragem e repertório para escrever.

Se você chegou até aqui, é sinal de que está no caminho certo! Continue!

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem” (Mário Quintana)

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara. Ela é também Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na Unesp/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pelas revisões da Letraria.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Meu texto não precisa de revisão!
Como dividir os parágrafos?