Você é daqueles que acredita que “a revizão é desnessessária”? Ou seus olhos “doeram” quando se deparou com a quantidade de erros desse primeiro período? Por que será que é sempre tão fácil encontrar erros nos textos dos outros?

Quando solicitamos a um profissional do ramo que faça a revisão do nosso texto, estamos assumindo que somos seres humanos, passíveis de erros, sejam eles de ortografia, acentuação, pontuação, concordância ou até mesmo de coerência textual. Além disso, não podemos esquecer que, enquanto autores, temos em mente toda a organização que nosso texto deveria apresentar. Sem contar que a leitura se torna tão automática que não conseguimos mais encontrar erros simples!

Algumas pessoas se sentem inferiores ao ter que pedir “ajuda” a um revisor e quando os problemas de seu texto são evidenciados no processo de revisão levam isso para o lado pessoal. Calma, prezado autor, estamos falando do seu texto e não de você! Isso não significa que você seja mais ou menos inteligente ou competente, mas sim que a linguagem está sendo testada entre dois interlocutores! Simples assim…

Por mais que o corretor ortográfico do seu editor de textos ajude, nem sempre ele é suficiente. O trabalho de um bom revisor é feito com calma, perfeccionismo, cuidado e muita, muita atenção, afinal ele é pago para isso!

Revisar é inspecionar, é ler com atenção, é repensar na eficiência da comunicação. Mesmo que o autor saiba exatamente tudo o que ele “quis dizer”, o revisor é também um leitor que vai verificar o funcionamento da comunicação. Pensando assim, podemos encarar um revisor como o primeiro e mais rígido leitor que teremos, cuja função é, justamente, encontrar os problemas de nosso texto para nos ajudar a solucioná-los.

Solicite a revisão de seu texto e confira o quanto ela é importante!

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara e Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Metodologia do Texto Científico na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo orientado trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica. Trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras, em 2004, e já revisou inúmeros trabalhos de diversas áreas. É também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

TCC: ainda dá tempo!!!
A importância da leitura