Nos textos acadêmicos, há sempre uma lista final de obras lidas pelo autor. Afinal, essa lista deve ser nomeada de bibliografia ou de referências bibliográficas?
Para começar, saiba que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dedica a NBR 6023 para as referências. Embora seja comum, não se usa mais o termo “bibliográficas”. Atualmente, você pode dizer apenas “referências”.
A ABNT define referência como “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”. Assim, as referências são um elemento pós-textual obrigatório no trabalho acadêmico.
Afinal, o correto é bibliografia ou referências bibliográficas?
O termo “bibliografia” engloba obras lidas pelo autor do texto. Porém, na nomenclatura acadêmica, o termo “referências” contempla apenas as obras citadas no texto.
Não é raro encontrar as duas listas em trabalhos acadêmicos mais extensos. Isso ocorre para mostrar que o autor leu determinados livros, mas não quis citá-los. Assim, as obras consultadas ficam separadas das obras citadas.
Entretanto, não recomendamos essa prática. Para seguir o padrão ABNT, liste apenas as obras que você citou. Insira todas elas nas “referências”, seguindo a NBR 6023.
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar. Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.
1 Comentário. Deixe novo
[…] disso, é importante destacar a diferença entre referência e citação. A referência é o conjunto de dados sobre a obra, incluída em uma lista final. Já a citação é a menção […]