Qual é a forma correta: IMPRIMIDO ou IMPRESSO? PAGADO ou PAGO?

Qual é a forma correta: IMPRIMIDO ou IMPRESSO? PAGADO ou PAGO? Será que essas duas formas existem ou uma delas está errada?

Já vimos em outros textos aqui do blog que formas duplas existem, mas têm significados diferentes. Portanto, é preciso entender o que cada uma delas significa.

No caso dos verbos imprimir, ganhar, pagar, morrer, o particípio (passado) possui duas formas. A primeira delas é feita com -ado ou -ido e a segunda é irregular. Algumas das formas irregulares coincidem com o substantivo, por exemplo, “ganho” e “morto”.

Qual regra seguir?

Com as formas regulares, terminadas em -ado ou -ido, vamos usar os verbos “ter” e “haver”. Estes verbos indicam a voz ativa. Por outro lado, as formas irregulares são usadas com os verbos “ser” e “estar”. Estes se referem à voz passiva.

Vejamos alguns exemplos:

Ela já tinha imprimido muitas folhas.
O material já estava impresso quando eu cheguei.

Ele tinha ganhado vários jogos.
O jogo já estava ganho no primeiro tempo.

Havia morrido de forma triste.
Ele estava morto de fome.

Afinal, qual é a forma correta: IMPRIMIDO ou IMPRESSO? PAGADO ou PAGO?

Não existe uma resposta única, pois as duas estão corretas. Porém, precisamos saber em quais contextos usar cada uma delas. Além disso, o verbo principal vai definir os usos. Com “ter” e “haver”, usamos as formas regulares. Já com “ser” e “estar”, usamos as irregulares.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Qual é o correto: HÁ POUCO ou A POUCO?
PARA MIM FAZER ou PARA EU FAZER?