Novas normas ABNT: tudo o que você precisa saber!

Em novembro (2018), foram publicadas as novas normas ABNT. Neste texto, vamos te explicar tudo o que você precisa saber a respeito das referências bibliográficas (ABNT NBR 6023).

O conhecimento das normas ABNT é fundamental para você manter a qualidade do seu trabalho acadêmico. Ou seja, para formatar um TCC, um artigo científico, uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado. Assim, nas bancas examinadoras, a normatização dos trabalhos é um dos itens que mais chama a atenção. Porém, quando bem feita, pode garantir uma avaliação positiva!

Além disso, um dos pontos mais importantes na padronização dos textos é a lista de referências, isto é, a lista das obras citadas no trabalho. Assim, todas elas devem constar da lista final, que é inserida após a conclusão.

A seguir, vamos ver o que mudou com a atualização das normas, já que todas essas dicas foram retiradas do documento ABNT NBR 6023/2018.

Dica nº 1

Não use mais os sinais gráficos <  > para indicar o link de documentos eletrônicos. Por exemplo:

MASSI, Fernanda. Novas normas ABNT: tudo o que você precisa saber. Disponível em: www.letraria.net/novas-normas-abnt/. Acesso em: 21 jan. 2019.

Dica nº 2

Não use mais o sinal gráfico ______. para evitar a repetição do nome dos autores. Ou seja, repita o nome quantas vezes for necessário. Por exemplo:

FERRAZ, A. P. O léxico do português em estudo na sala de aula 2. Araraquara: Letraria, 2017.

FERRAZ, A. P. O léxico do português em estudo na sala de aula. Araraquara: Letraria, 2016.

Dica nº 3

Quando houver até 3 autores, indique todos eles. Por exemplo:

PASSOS, L. M. M.; FONSECA, A.; CHAVES, M. Alegria de saber: matemática, segunda série, 2, primeiro grau: livro do professor. São Paulo: Scipione, 1995.

Dica nº 4

Quando houver 4 ou mais autores, convém indicar todos nas referências. Porém, você pode incluir apenas o primeiro e usar a expressão “et al.Por exemplo:

TAYLOR, Robert; LEVINE, Denis; MARCELLIN-LITTLE, Denis; MILLIS, Darryl. Reabilitação e fisioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.

TAYLOR, Robert et alReabilitação e fisioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.

Dica nº 5

Escreva as expressões “et al.” (e outros), “[S. l.] (sem local) e “[s. n.](sem nome) sempre em itálico.

TAYLOR, Robert et al. Reabilitação e fisioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.
BOOK. [S. l.: s. n.], 2010. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Leerestademoda. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iwPj0qgvfIs. Acesso em: 25 ago. 2011.

Por fim, essas 5 dicas se referem às dúvidas mais recorrentes que recebemos. No próximo post, falaremos sobre outras regras de normatização ABNT para referências.

Deixe sua dúvida nos comentários! 😉

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

135 Comentários. Deixe novo

  • Valeu por partilhar as dicas! Ajudaram bastante em um trabalho que estou fazendo.

    Responder
  • Oi, gostaria de saber se o et al. ( Em Itálico) também é usado na citação.
    Ex: fundital et al. (Itálico) (2019) …. e FULANDITAL et al. (itálico) (2019) …? Ou só nas referências. Desde já obrigado

    Responder
    • Olá. O “et al.” é usado sempre em itálico, tanto nas citações quanto nas referências. Obrigada pela pergunta! Estamos à disposição.

      Responder
      • Fernanda
        14/06/2020 16:03

        Olá, essa regra ainda se aplica? Do et al. ser colocado em itálico nas citações dentro do texto? Porque as regras da abnt sempre vão modificadas e eu sempre fico com dúvida kkk. Desde já, obrigada!

        Responder
  • Alana Tartarotti
    11/06/2019 13:33

    E como fica o apud?

    Responder
    • Oi, Alana! O apud permanece sem itálico. 😉 Obrigada pela pergunta

      Responder
      • Isso mostra como as normas são arbitrárias; et al, em itálico, o outro não 🙂

        E já está na hora de acabar com a caixa alta nos sobrenomes dos autores. Ainda bem que todos os periódicos e várias universidades estão abandonando a ABNT e adotando padrões internacionais…

        Responder
  • Valéria
    20/10/2019 14:20

    Oi. Agradeço pelas dicas. Um dúvida: o primeiro nome dos autores deve ser escrito por extenso (MASSI, Fernanda) ou abreviado (MASSI, F.)? Nessa atualização da norma há as duas formas.

    Responder
  • Patrícia Leonor Martins
    28/10/2019 21:02

    Olá, obrigada pelas dicas. tenho uma pergunta, o uso do [In} fica como?

    Responder
    • Olá! Obrigada pela pergunta. O “In:” deve ser usado em itálico, com inicial maiúscula e seguido de dois pontos.

      Responder
  • MEI SANTANA
    29/01/2020 21:16

    E se et al estiver escrito entre parênteses, é grafado em itálico também?

    Responder
  • IOLITA DOMINGOS BARBOSA CAMPOS
    01/02/2020 00:21

    Dra. Fernanda, adquiri a norma 6023:2018, e não li toda ainda, há mudanças significativas. Até o momento, não consegui localizar onde fala sobre não mais usar os seis espaços sublinhados para indicar repetição de autoria.. Se você vir este comentário até amanhã e puder me responder, agradeço. Caso contrário, arranjarei um tempinho para procurar, lendo item por item. Grata pela atenção.

    Responder
    • Olá! O item 9.1.1 “Eventualmente, o(s) nome(s) do(s) autor(es) de várias obras referenciadas sucessivamente, na mesma página, pode(m) ser substituído(s), nas referências seguintes à primeira, por um traço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto.” não faz parte da norma 6023:2018, portanto, não existe mais essa possibilidade. É necessário repetir os nomes dos autores. 😉

      Responder
  • Oi, preciso de um esclarecimento. Sou bibliotecária, mas nunca tinha me deparado com esse “problema” dentro das normas ABNT, apenas na APA. É possível citar dentro do texto (citação indireta), o ano da primeira edição, além da consultada, de uma obra?

    Responder
    • Olá! Muito obrigada pelo contato. Para citar a primeira edição de uma obra, você deve inserir o ano da obra que consultou seguido do ano da primeira edição entre colchetes. Por exemplo: Segundo Silva (2009 [1987])… 😉

      Responder
      • Onde está isso na ABNT? Procurei e não achei. Obrigado!

        Responder
        • Letraria E-ditora
          23/02/2022 16:16

          Olá, Daniel! Obrigada pela pergunta. 💜
          Todas essas dicas foram retiradas do documento ABNT NBR 6023/2018.

          Responder
          • Conforme citado acima, “Segundo Silva (2009 [1987])…”, esse ano entre colchetes para edição original não se encontra (pelo menos não achei) na ABNT NBR 6023/2018.
            O item 8.6.1.3 da referida norma fala da utilização dos colchetes. Mas esse tipo de indicação em primeira edição não fala nada.
            Pergunto isso pois minha orientadora vive falando para colocar essa questão de primeira edição, mas não encontrei nas normas da ABNT uma explicação sobre.
            Obrigado.

          • Letraria E-ditora
            02/03/2022 17:31

            Olá, Daniel! Obrigada pela pergunta. 💜
            De fato, a ABNT não explicita nem prevê todos os casos, porém, nossa experiência tem mostrado que indicar o ano da primeira edição entre parênteses pode ser uma alternativa. 😉

  • Valdiney Almeida
    19/02/2020 18:21

    Ótimas Dicas. Parabéns a Profa.

    Responder
  • Raissa Alcântara
    21/02/2020 01:20

    Boa noite! Primeiro, obrigada pelas dicas, procurei por um bom tempo até finalmente encontrar essas lindezas! Minha dúvida não é sobre as novas normas, mas se ainda assim puder me ajudar, fico grata! É algo que sempre tive dúvida, e não consigo achar em lugar algum e cada professor diz algo diferente.
    É o seguinte: Visto que todos os parágrafos devem ser referenciados, como apresento duas ou mais citações de um mesmo autor em parágrafos seguidos? Há alguma restrição quanto a isso?

    Responder
    • Olá! Muito obrigada pelo contato e pelo agradecimento. Não há nenhuma restrição quanto a isso… você pode apresentar essas citações em sequência, inserindo o sinal de supressão […] entre elas (se houver algum trecho suprimido), e indicando as páginas citadas. 😉

      Responder
  • Olá! Na citação, após a expressão et al devo usar ponto e depois vírgula, como por exemplo (GOMES et al.,, 2014)?

    Responder
    • Olá! Obrigada por enviar sua dúvida. 🙂 A expressão “et al.” substitui o nome dos autores, portanto, você só deve usar uma vírgula após ela. O ponto final faz parte da expressão: “et al.”. Um exemplo seria: (GOMES et al., 2014).

      Responder
      • Paulo Sérgio Santos
        19/02/2022 15:37

        Fiquei em dúvida. Se “o ponto final faz parte da expressão: ‘et al.”, porque a Dra. disse que só deve usar vírgula após ela, citando o seguinte exemplo (GOMES et al, 2014)? Se o ponto faz parte do “et al.”, não deveria constinuar existindo antes da vírgula (GOMES et al., 2014)?

        Responder
        • Letraria E-ditora
          23/02/2022 16:18

          Olá, Paulo. Obrigada pela pergunta. 💜
          Só é necessário usar a vírgula depois do “et al.” porque o ponto final já faz parte da expressão. Ou seja, existe um ponto final antes da vírgula porque ele é da expressão “et al.”. Seu exemplo está certíssimo: (GOMES et al., 2014) 😉

          Responder
    • Cristiane Canuto Oliveira
      11/09/2020 11:49

      Bom dia! O título da obra tem que sempre está bem negrito?

      Responder
  • Maryland
    08/03/2020 10:52

    Parabéns por todas as dicas. DEUS TE ABENÇOE. AMEI.

    Responder
  • Guilherme
    26/03/2020 21:41

    Muito bom este tira dúvidas!! Salvei nos meus favoritos!

    Responder
  • Guilherme
    30/03/2020 10:40

    Aproveitando… Como inserir legendas de equações conforme ABNT? Vai abaixo da figura, ou ao lado?

    Responder
    • Letraria E-ditora
      30/03/2020 17:06

      Se a equação é uma figura, a legenda deve ser feita como nas figuras: na parte superior. 😉
      A norma da ABNT que fala sobre isso é a NBR14724: “Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.”.

      Responder
  • Daniela silva
    04/04/2020 22:04

    ola, gostaria de saber de como o et al fica no text0: Pereire, et al (2019) afirma que … como fica?

    Responder
    • Letraria E-ditora
      06/04/2020 08:30

      O “et al.” no texto fica do mesmo jeito: em itálico, com ponto final e sem a vírgula antes. Por exemplo: Pereira et al. (2019) afirma que…
      Nesse caso, o verbo “afirma” pode ficar no singular, concordando com “a obra de Pereira et al.” ou no plural, concordando com Pereira et al. (e outros). O importante é manter o mesmo padrão de concordância em todo o texto.

      Responder
  • Daniela silva
    04/04/2020 22:05

    ola, gostaria de saber de como o et al fica no text0: Pereire, et al (2019) afirma que … como fica neste caso?

    Responder
    • Letraria E-ditora
      06/04/2020 08:30

      Olá, Daniela! 🙂
      O “et al.” no texto fica do mesmo jeito: em itálico, com ponto final e sem a vírgula antes. Por exemplo: Pereira et al. (2019) afirma que…
      Nesse caso, o verbo “afirma” pode ficar no singular, concordando com “a obra de Pereira et al.” ou no plural, concordando com Pereira et al. (e outros). O importante é manter o mesmo padrão de concordância em todo o texto.

      Responder
  • Adriano Lopes
    16/04/2020 11:15

    Olá, primeiramente, parabenizo pelo trabalho informativo. Em seguida, gostaria de tirar uma dúvida: fiz uma leitura flutuante das referidas normas e não encontrei a indicação de usar o nome “et al.” em itálico no corpo do texto, mas, apenas nas referências. Há uma passagem que indica isso ou é algo interpretativo (ex: se está nas referências desta forma, logo, deve aparecer no corpo do texto de forma análoga).

    Responder
    • Letraria E-ditora
      16/04/2020 13:36

      Olá, Adriano! Muito obrigada pelas palavras gentis. ❤
      Seu raciocínio está correto: o “et al.” deve aparecer no corpo do texto da mesma forma como aparece nas referências.
      Fique à vontade para enviar suas dúvidas. 😉

      Responder
  • NANDRA MARTINS SOARES (Tutor ou Professor)
    22/05/2020 14:47

    Olá! Gostaria de saber se o titulo da figura (lustração) é colocado acima ou abaixo da mesma? E qual norma da ABNT fala sobre isso, pois não encontrei.~
    Obrigada!

    Responder
    • Letraria E-ditora
      22/05/2020 18:31

      Olá, Nandra! Obrigada pela pergunta. 😍
      O título da figura deve ser colocado acima e a fonte abaixo, conforme a NBR14724: “Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.”.

      Responder
  • Guilherme Fragosso
    28/05/2020 19:32

    Oi, boa noite =) adorei o site, ta me ajudando mto. Tenho uma dúvida frequente sobre reportagens tiradas de endereços eletrônicos… quando não há o nome do autor na matéria, eu devo referenciar quem? O título ou o site? Mto obrigado.

    Responder
    • Letraria E-ditora
      29/05/2020 08:49

      Olá, Guilherme! Muito obrigada pelo retorno. ❤
      Quando não há o nome do autor, você deve fazer a referência pelo título da matéria. Por exemplo:

      CRÉDITO à agropecuária será de R$156 bilhões até 2015. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 97, n. 156, p. A3, 20 maio 2014.

      Na citação no corpo do texto, ficaria assim: (CRÉDITO, 2014).
      Até a próxima! 😉

      Responder
  • Ótima publicação e vídeo! Bem objetivos.
    Queria ter certeza se o item que deve ficar em negrito agora é o nome da revista ao invés do título de artigos, por exemplo.
    Bjs.

    Responder
    • Letraria E-ditora
      08/06/2020 07:53

      Oi, Vanessa! Muito obrigada pelas palavras. ❤
      Na citação de artigos, é sempre o nome da revista que fica em negrito ou itálico na lista de referências. Veja um exemplo:

      DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3.

      Caso você cite o nome do artigo no corpo do texto, ele deve aparecer entre aspas. 😉

      Responder
  • Tenho uma dúvida que não consigo encontrar uma resposta precisa. Eu posso no decorrer do TCC no meio do texto que estou produzindo, usar expressões em latim como: sine qua non, a posterior e a priori? Caso possa, essa expressão deve ser em itálico? Devo ou posso colocá-la depois no glossário ou em alguma outra parte do TCC?

    Muito obrigado.

    Responder
    • Letraria E-ditora
      09/06/2020 08:28

      Olá, Claudio! Obrigada pela pergunta. 😊
      Você pode sim usar essas expressões em latim e elas sempre devem ser grafadas em itálico. Todas as palavras e expressões em língua estrangeira (seja latim ou inglês, por exemplo) devem ser grafadas em itálico.
      Não há necessidade de criar um glossário para explicá-las.
      Estamos à disposição.

      Responder
  • Parabéns pelo trabalho. sempre é bom encontrar boas informações para nós alunos, seja em qualquer grau. Grata, pois me ajudou bastante.

    Responder
    • Letraria E-ditora
      18/06/2020 17:49

      Celma, muito obrigada! ❤ São depoimentos como o seu que nos fazem continuar produzindo conteúdo gratuito.

      Responder
  • Danielle
    03/07/2020 22:22

    Adorei sua página! Parabéns pelas dicas.

    Responder
  • Jorge Fernando de Carvalho
    28/07/2020 23:30

    Quando o uso do Et al. Não precisa usar o itálico?

    Responder
    • Letraria E-ditora
      29/07/2020 08:22

      Bom dia, Jorge! Obrigada pela pergunta. Sim, o et al. precisa ser grafado com letra minúscula, em itálico e seguido de ponto final. 😉

      Responder
  • Guilherme
    30/07/2020 02:06

    Olá. Estou referenciando um artigo científico e fiquei em dúvida se nas referências bibliográficas informo os nomes completos de cada autor, ou apenas utilizo a primeira letra do nome?
    Exemplo abaixo:

    MACHADO, Pedro José de Oliveira; TORRES, Fillipe Tamiozzo Pereira. Introdução à hidrogeografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

    No caso o “Pedro José de Oliveira” e “Fillipe Tamiozzo Pereira” são transcritos na íntegra ou posso abreviá-los para MACHADO, P. J. O e TORRES, F. T. P. ??

    Responder
    • Letraria E-ditora
      30/07/2020 10:20

      Bom dia, Guilherme!
      Obrigada por enviar sua pergunta.
      Você pode usar as duas formas: nome completo ou só as iniciais dos nomes. O importante é que você mantenha esse padrão em TODAS as referências da sua lista.
      Por isso, recomendamos que use os nomes abreviados para facilitar. 😉
      Veja essa dica em nosso vídeo também: https://www.youtube.com/watch?v=vqUJELR6Y80

      Responder
  • Vinicius
    24/08/2020 11:31

    Oi, parabéns pela página, muito informativa!

    Tenho uma dúvida não necessariamente relacionada ao tema; ficaria grato se pudesse respondê-la. Quando cito um autor e quero incluir o ano da obra original, ela vai antes ou depois do ano de reimpressão? Ex.: (LÉFÈBVRE [1970] 2002) ou (LÉFÉBVRE 2002 [1970]).

    Responder
  • Parabéns pela produção do conteúdo! Direto e didático. Obrigada 🙂

    Responder
  • Olá, eu sempre tenho que colocar vírgula após o ano da citação?
    Por exemplo…
    Luís Miguel (2013), a liberdade de expressão vai além do simples direito de respeitar alguém….

    Responder
    • Letraria E-ditora
      28/09/2020 08:28

      Olá, Rafaela!
      Obrigada pela pergunta. 💜
      Você só deve colocar vírgula após o ano da citação direta (entre aspas) quando for indicar a página também, por exemplo: Luís Miguel (2013, p. 14)
      No exemplo que você deu, só se usa a vírgula se vier algo antes do nome do autor, por exemplo: “Segundo / De acordo com/ Para Luís Miguel (2013, p. 14), “a liberdade…”.
      Veja esse vídeo sobre o uso da vírgula: https://www.youtube.com/watch?v=HlRYd1U6_9w e aproveite para se inscrever no nosso canal 😉

      Responder
  • Bom dia, gostarai de saber quando usar aspas duplas, simples e itálico para citar palavras ou expressões no corpo do texto; não me refiro a citações diretas de frases até 3 linhas, mas somente de expressões e palavras, ou ainda palavras ou expressões que queira realçar. Obrigada. Iara

    Responder
    • Letraria E-ditora
      01/10/2020 15:56

      Olá, Iara! Muito obrigada pela pergunta e pela interação 💜
      As aspas duplas são usadas para marcar o discurso de outra pessoa (que não é autor/a do texto), para títulos de artigos ou de capítulos de livro, para marcar gírias e expressões… as aspas simples são usadas dentro das aspas duplas, ou seja, quando uma palavra ou expressão precisa ser marcada dentro de um discurso alheio.
      O itálico é usado para realce e para marcar palavras estrangeiras. Segundo a ABNT, ele também é usado para títulos de livros ou de revistas.
      Espero ter ajudado!
      Aproveite para se inscrever em nosso canal do YouTube e ver mais dicas: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ?view_as=subscriber

      Responder
      • HELBERT MICHEL PAMPOLHA DE OLIVEIRA
        05/08/2021 11:11

        Olá! Muito boas as suas dicas!
        Estava com uma dúvida e encontrei a solução nesta sua resposta.
        Uma pergunta: em qual norma da ABNT eu posso encontrar a orientação quanto à utilização de aspas para destacar o título de artigos e/ou capítulos de livro, e de itálico para destacar o título de livros e periódicos?
        Muito obrigado!
        Grande abraço!

        Responder
  • Jéssica
    06/10/2020 21:05

    Me ajudaaaa!
    Eu vou referenciar diferentes conteúdos do ministério da saúde, e todos são do mesmo ano.
    Nas citações eu sei que fica: (BRASIL, 2020a)
    (BRASIL, 2020b)
    minha dúvida é a seguinte: nas referências, eu preciso inserir as letras após o ano (2020a), ou deixo só 2020.

    Responder
  • Maria Conceição
    19/10/2020 22:13

    Boa noite, uma pesquisa de campo, as falas dos participantes precisam vir em itálico?

    Responder
  • Erika Santos da Costa
    16/11/2020 11:43

    Olá, professora!
    preciso saber em qual página da norma se encontra a alteração para mesmo autores em obras diferentes, em que você informa que o espaço não é mais utilizado e o nome do autor é repetido. Fico muito agradecida pela informação

    Responder
  • Ana M O Barbosa
    17/11/2020 06:02

    Quando uma matéria é publicada em um site, como UOL, por exemplo, o nome do site vai em itálico? Nesse caso, devo colocar quais dados após o nome do site antes de “Disponível em” e “Acesso em”

    Responder
    • Letraria E-ditora
      17/11/2020 11:41

      Olá, Ana! Obrigada pela pergunta. 💜
      Sim, o elemento em destaque é o nome do site. 😉 Esse destaque pode ser feito em itálico ou negrito.
      Depois do site, você deve colocar a seção (se houver) e a data da publicação, antes do “Disponível em:” e “Acesso em:”.
      Aproveite para conhecer nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ

      Responder
  • Marianna
    17/11/2020 11:05

    Quando houver até 3 autores, todos devem ser indicados. Isso vale para as citações no texto também ou posso colocar a expressão et al.?

    Responder
  • Marianna Silva
    17/11/2020 11:07

    Quando houver até 3 autores, todos devem ser indicados. Isso vale na hora de citar os autores no texto também, ou posso usar a expressão et al. para a citação?

    Responder
  • Mellyna Delfino Ferreira Soares
    18/11/2020 08:37

    ola! para palavras estrangerias no corpo do texto ainda se usa itálico?

    Responder
  • Boa tarde, nas referencias, títulos de livros em linha estrangeira, são grifados em itálico? não pelo destaque do título, mas por estarem em LE.

    Responder
    • Letraria E-ditora
      11/01/2021 08:26

      Olá, Carla! Obrigada pela pergunta. 💜
      Não. Nas referências, você deve usar o mesmo tipo de destaque (itálico ou negrito) para todos os títulos de obra, estejam eles em português ou em língua estrangeira.
      Aproveite para conhecer nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ

      Responder
      • Boa tarde! No corpo do texto, se uso os títulos de obras entre aspas, também devo usar o itálico, caso sejam obras em língua estrangeira? Obrigada!

        Responder
        • Blog Letraria
          10/11/2022 10:17

          Olá, Gisele! Obrigada pela pergunta. 💜
          No corpo do texto, os títulos de obras devem aparecer em itálico (sem aspas), estejam eles em língua estrangeira ou em português.
          Entre aspas devem aparecer títulos de textos e artigos. 😉
          Conheça nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/letrariaeditora

          Responder
  • Nícolas Brito
    11/01/2021 15:02

    Boa tarde! Gostaria de saber se nas citações diretas a contagem das 3 linhas é feita para toda linha que tenha pelo menos uma parte preenchida pela citação ou se a citação ao todo deve equivaler a 3 linhas? Pois já vi casos em que a citação começa no fim de uma linha, se estende por mais outras duas completas e termina no início de uma quarta, mas ainda assim o autor não utilizou o recuo. Obrigado!

    Responder
  • Boa tarde! Gostaria de saber como fazer para repetir, no corpo do texto, uma referência.
    Por exemplo, utilizo “xxxxxxx” (MASSI, 2021, p. 12) mas se quero, em seguida, fazer uma outra citação seja da mesma página, do mesmo livro ou da mesma autora eu posso usar as expressões latinas no corpo do texto ou devo repetir a referência completa? As normas seguem as de nota de rodapé: idem ou op. cit?
    Obrigada!!! E parabéns pelo conteúdo!

    Responder
    • Letraria E-ditora
      18/01/2021 08:45

      Olá, Freitas! Muito obrigada pela pergunta. 💜
      Você pode sim usar as expressões latinas para não precisar repetir os dados do autor tanto no texto quanto na nota de rodapé. Porém, é importante se atentar às normas específicas da universidade ou da revista para a qual seu texto será enviado. 😉
      Aproveite para conhecer nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ

      Responder
  • Roberto Vital Anau
    04/04/2021 06:23

    Bom dia. Gostaria de saber o que deve ser negritado em uma referência, nos seguintes três casos: capítulo de livro, livro e artigo em publicação científica ou noticiosa.

    Responder
    • Letraria E-ditora
      12/04/2021 17:49

      Olá, Roberto! Obrigada pela pergunta. 💜
      Seguem as respostas:
      – capítulo de livro e livro: o negrito vai no título do livro;
      – artigo em publicação científica ou noticiosa: o negrito vai no título da revista ou do jornal. 😉

      Responder
  • Clea Motti
    10/04/2021 17:22

    Oi, boa tarde: Gostaria de saber se o parêntese com a informação do ano e número de página sempre deve aparecer logo após o nome do autor citado. Por ex., é possível colocar da seguinte maneira:
    Fulano salienta que ” citação citação citação etc etc”. (ano, p. xx). ? Ou seja, ano e página bem distantes do nome do autor, especialmente em frases/citações mais longas se mantém no padrão abnt?
    Muito obrigada desde já! Abraço!

    Responder
    • Letraria E-ditora
      12/04/2021 17:55

      Olá, Clea! Obrigada pela pergunta. 💜
      Sugerimos que a referência completa fique junta, ou seja, autor, ano e página devem estar juntos e próximos.
      Se for necessário repetir o nome do autor ou a obra, você pode usar Idem ou Ibidem. Veja mais detalhes neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=aM0BcBew1ds

      Responder
  • Elineide
    24/05/2021 14:40

    Olá,
    Parabéns pelo trabalho. Será que poderia me ajudar com algumas dúvidas:

    1. Na referência de um capítulo, quando se trata de obra do mesmo autor, posso continuar usando o sinal gráfico ______ para não repetir o nome do autor, ou tenho que repetir o nome do autor como na dica nº 2?
    Exemplo:
    BAUMAN, Z. O compromisso da teoria crítica na sociedade individualista. In: ______. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

    2. Os títulos de ilustrações, gráficos, quadros, tabelas etc devem ser em negrito?

    3. O s.d. (sem data) também deve ser em itálico?

    4. Eu vi que você já respondeu a várias pessoas, mas li em uma publicação que a utilização do itálico em palavras de língua estrangeira era opcional, de modo que, gostaria de confirmar, caso tenho mudado.

    Agradeço pela atenção. Gostei muito dos vídeos também e já estou inscrita no canal.

    Responder
    • Letraria E-ditora
      27/05/2021 09:56

      Olá, Elineide! Obrigada pelas perguntas 💜
      Vamos às respostas:

      1) Sugere-se repetir o nome do autor.
      2) Geralmente sim, mas vai depender das normas de formatação para onde o texto será enviado (revista, faculdade…).
      3) Sim.
      4) Alguns dicionários (como o Houaiss) já apresentam os termos estrangeiros em itálico. Nós sugerimos o uso em itálico, mas isso também vai depender do suporte que vai receber e publicar seu texto.

      Muito obrigada por se inscrever no canal 😉

      Responder
      • Elineide
        27/05/2021 23:02

        Agradeço demais pelo seu retorno. A instituição para a qual vou apresentar o texto não tem um manual próprio, infelizmente, mas entre as dicas, as respostas às outras dúvidas e os vídeos, creio que já esclareceu bastante em relação ao que eu ainda estava insegura.
        Gratidão!!!

        Responder
  • obrigada pelo seu trabalho. me ajudou com uma dúvida sobre o et al. que era em italico, deixou de ser (ou não) e agora voltou a ser rsrs

    Responder
  • Alessandra Tavares
    10/06/2021 19:47

    Olá! Parabéns pelo conteúdo!
    Algumas dúvidas: 1) O et al na citação pode ser assim texto (FULANO et al., 2021) ou seja sobrenome et al ponto vírgula e ano? 2) no texto posso usar et al, mas nas referências tenho que colocar os nomes de todos (mesmo que sejam 10 autores)?
    Desde já, agradeço sua atenção

    Responder
    • Letraria E-ditora
      17/06/2021 15:33

      Olá, Alessandra! Obrigada pelo comentário e pela pergunta 💜
      1) Sim, está correto como você fez desde que a obra tenha 4 autores ou mais.
      2) Nas Referências, sugerimos que você indique todos os autores, independente da quantidade, mas não indicá-los também está correto. A norma da ABNT diz o seguinte: “Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al.”.
      Aproveite para se inscrever em nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/letrariaeditora

      Responder
  • Olá! Dicas incríveis, me ajudou muito! Eu tenho uma dúvida com relação a citação direta: estou fazendo uma análise de conteúdo de uma fanfiction online que é dividida em capítulos, não páginas; e não sei como deveria colocar os trechos que preciso. Devo colocar algo como “n.p”, o número do capítulo ou há outra forma de fazer?

    Responder
  • Ana Maria Rodrigues Frois
    12/07/2021 07:38

    bom dia,
    Estava lendo um artigo e na referência bibliográfica após o ano vem a letra a na primeira referência. O que significa?
    Olha o item em questão:

    (COSTA et al., 2020a; FERRARI, 2020; GAUTRET et al., 2020; GUAN et al., 2020; LI et al., 2020; LIMA et al., 2020; MARTINS-CHAVES; GOMES; GOMEZ, 2020; OLIVEIRA et al., 2020; RENU; PRASANNA; GOPALAKRISHNAN, 2020; RODRÍGUEZ-COLA et al., 2020; TAY et al., 2020; ZHAI et al., 2020).

    Responder
  • Virgínia P. De Paiva Silvestre
    07/08/2021 17:12

    Ótimas dicas! Esclareceu muitas dúvidas!

    Responder
  • Boa tarde, como coloco a opção de reimpresso nas normas? O livro foi impresso 2016 e reimpresso em 2021?

    Responder
    • Letraria E-ditora
      23/08/2021 12:12

      Olá, Lucas! Obrigada pela pergunta. 💜
      Essa informação não é imprescindível; basta você indicar a edição que utilizou. Veja o que diz a norma ABNT 6023/2018: “NOTA Pertencem à mesma edição de uma obra todas as suas impressões, reimpressões, tiragens, entre outros, produzidas diretamente ou por outros métodos, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação”.
      Conheça também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ

      Responder
  • Verônica Nunes
    14/09/2021 16:24

    A questão norteadora de um artigo deve ser grafada em itálico?

    Responder
  • Olá, tudo bem? Preciso tirar uma dúvida: assim como se emprega “(grifo nosso)” após citação, existe “grifo da editora, grifo do editor ou grifo da edição, entre parênteses? Ou nesse caso trata-se de “(grifo do autor)”? Muito obrigada!

    Responder
  • Como devo fazer a citação de três autores? Devo separá-los por ponto e vírgula? E antes do último autor devo usar “e”, “and” , “y” ou “&” ?

    Responder
    • Letraria E-ditora
      11/11/2021 18:11

      Olá, Ademir! Obrigada pela pergunta. 💜
      O sobrenome dos autores deve ser separado por ponto e vírgula até o último, por exemplo: (SILVA; SOARES; RIBEIRO, 2009).
      No corpo do texto, você usa vírgula e a conjunção correspondente à língua em que o texto está escrito, por exemplo: “Silva, Soares e Ribeiro (2009) afirmam que…”
      Aproveite para conhecer nosso canal no YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ?view_as=subscriber

      Responder
  • Maíra Bianchini
    08/12/2021 09:26

    Olá, muito obrigada pelas dicas e pela atenção nos comentários.
    Tenho uma dúvida: quando menciono veículos de comunicação no corpo do texto (sem ser como uma citação), preciso grafar em itálico?

    Exemplos:
    “Em entrevista ao The New York Times, o autor afirma […]”.
    “A artista foi eleita a melhor do ano pela revista Time, em 2015, e um dos destaque da Rolling Stone, em 2016”.

    Desde já, agradeço muito pela atenção!
    Abraço

    Responder
    • Letraria E-ditora
      14/12/2021 17:46

      Olá, Maíra! Obrigada pela pergunta. 💜
      Sim, nos dois casos, você precisa grafar os títulos em itálico.

      Responder
  • Ricardo Kalid
    26/01/2022 19:43

    Sugiro informar qual a norma ABNT que se refere cada dica.

    Responder
    • Letraria E-ditora
      27/01/2022 11:48

      Olá, Ricardo! Muitíssimo obrigada pela sugestão. 💜
      Nesse post, a informação aparece logo no início: “Em novembro (2018), a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) atualizou algumas de suas normas a respeito das referências bibliográficas (ABNT NBR 6023).”
      Todas as dicas são decorrentes da NBR 6023/2018. Vamos atualizar o post para ficar mais claro. 😉

      Responder
  • […] começar, saiba que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dedica a NBR 6023 para as referências. Embora seja comum, não se usa mais o termo “bibliográficas”. […]

    Responder
  • Cristiane
    29/08/2023 01:12

    Olá, Fernanda. Parabéns pelo seu trabalho!
    Tenho uma dúvida sobre as referências de Leis, Convenção, Declaração, Sistema de Coleta de Dados.
    Alguns trabalhos acadêmicos apresentam todas iniciando com “BRASIL” e a descrição. Outros diferem, não considerando “BRASIL” para Conselho, Declaração, etc.
    Como seria a apresentação correta segundo as regras da ABNT?
    Seguem exemplos:
    BRASIL. Lei nº 13.445, de 24/05/2017. Institui a lei da migração. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm. Acesso em: 23 set. 2022.
    CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Regras de Bangkok: Regras das Nações Unidas para o Tratamento de Mulheres Presas e Medidas Não Privativas de Liberdade para Mulheres Infratoras. Conselho Nacional de Justiça; Coordenação: Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi. Brasília, DF: CNJ, 2016. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2019/09/cd8bc11ffdcbc397c32eecdc40afbb74.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.
    CONVENÇÃO de 1951 das Nações Unidas. Institui o estatuto dos refugiados. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/convencao-de-1951/. Acesso em: 23 set. 2022.
    DECLARAÇÃO Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Institui a proteção universal dos direitos humanos, como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Disponível em: https://www.un.org/en/about-us/universal-declaration-of-human-rights. Acesso em: 23 set. 2022.
    SISDEPEN. Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional. Ferramenta de coleta de dados do sistema penitenciário brasileiro. Disponível em: https://www.gov.br/depen/pt-br/servicos/sisdepen. Acesso em: 20 abr. 2023.
    WORLD Female Imprisonment List (Lista mundial do aprisionamento feminino) do Institute for Crime & Justice Policy Research (ICPR) – (Instituto de Pesquisa de Políticas de Crime e Justiça). Disponível em: https://idpc.net/news/2022/10/world-female-prison-population-up-by-60-since-2000. Acesso em: 20 abr. 2023.

    Responder
    • Blog Letraria
      13/09/2023 14:27

      Olá, Cristiane!
      Obrigada pelo elogio e pela pergunta. 💜

      Segundo a ABNT, a norma para legislação “Inclui Constituição, Decreto, Decreto-Lei, Emenda Constitucional, Emenda à Lei Orgânica, Lei Complementar, Lei Delegada, Lei Ordinária, Lei Orgânica e Medida Provisória, entre outros.”. Nesses casos, a entrada da referência é feita pela jurisdição (nos seus exemplos, seria BRASIL).

      Os outros exemplos que você deu estão corretos, já que não se trata de legislação, mas sim de “Convenção, Declaração, Sistema de Coleta de Dados”.

      Espero ter ajudado. 😉

      Responder
  • Cristiane
    29/08/2023 02:17

    Olá, Fernanda. Suas dicas são muito valiosas.
    Por favor, poderia explicar outro ponto no que diz respeito às referências de Coleção, Tradução e Publicação original?
    Seguem exemplos:
    AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Jandaíra, 2021. (Coleção Feminismos Plurais. Coordenação de Djamila Ribeiro).
    FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 38. ed. (Texto original de 1975). Petrópolis: Vozes, 2010.
    FREUD, S. Além do Princípio do Prazer (1920). In: FREUD, S., Obras Completas, Vol. 14: História de uma neurose infantil (“o homem dos lobos”), além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920), pp. 161-239. Tradução: P. C. de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. (Texto original de 1920)

    Responder
    • Blog Letraria
      13/09/2023 14:23

      Olá, Cristiane!
      Obrigada pelo elogio e pela pergunta. 💜
      Fizemos um texto novo com as atualizações da ABNT: https://blogletraria.net/novas-normas-da-abnt-de-julho-de-2023/

      Sobre tradução, você precisa adotar o mesmo padrão em todas as referências. Sugerimos o seguinte: Tradução Raquel Ramalhete (sem o “de” e sem dois pontos). A posição está certa, já que o nome do tradutor vem antes da edição.

      A forma como você indicou a coleção também está correta: entre parênteses, depois do ano.

      Por fim, quanto à publicação original, você pode indicar apenas o ano entre colchetes: 2010 [1920] ou manter como você fez: (Texto original de 1920)

      Espero ter ajudado. 😉

      Responder
  • ELINEIDE MEIRELES
    29/04/2024 14:36

    Oi,
    Tenho mais uma dúvida: o s/d, s/l, s/n, etc. devem vir entre colchetes dentro dos parênteses ou diretamente no texto?

    Responder
    • Blog Letraria
      08/05/2024 16:06

      Olá, Elineide! Obrigada pela pergunta. 💜
      Sim, essas expressões devem aparecer entre colchetes em itálico diretamente no texto. Por exemplo:
      BOOK. [S. l.: s. n.], 2010. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Leerestademoda. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iwPj0qgvfIs. Acesso em: 25 ago. 2011.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Falando português: um tiquinho de língua
Uso da vírgula