Como se escreve: gradação ou graduação?

Como se escreve: GRADAÇÃO ou GRADUAÇÃO? Na fala, as duas pronúncias são parecidas, mas na grafia e no significado, elas são diferentes. Vejamos o porquê.

Assim como já explicamos em outros textos aqui do blog, as duas formas estão gramaticalmente corretas! Porém, antes de optar por uma delas, entenda quando cada uma delas faz sentido e em qual contexto deve ser usada. Assim, você vai conseguir se comunicar de forma eficiente e autônoma, passando a mensagem que deseja.

A palavra “gradação”, sem “u”, indica aumento ou diminuição de algo de forma contínua. Ou seja, ela se refere a uma escala, uma passagem de determinado nível a outro.

Por outro lado, a palavra “graduação” pode indicar tanto as divisões quanto um curso universitário. Para memorizar, podemos lembrar das palavras derivadas: graduando, graduada…

Vejamos alguns exemplos

A gradação dessa narrativa é muito instigante.
A graduação representa uma gradação no nível de escolaridade.

Ela está cursando a graduação em Letras.
A graduação em Engenharia elétrica dura cinco anos nessa faculdade.

Afinal, qual é o correto: GRADAÇÃO ou GRADUAÇÃO?

As noções de certo e errado podem ser relativas na língua portuguesa, pois é preciso considerar a mensagem que se quer passar. Se o sentido pretendido for o de aumento ou diminuição, a palavra gramaticalmente correta é GRADAÇÃO. Porém, se o objetivo for falar de divisões ou de um curso universitário, o certo é se usar GRADUAÇÃO.

Assim, espero que agora você saiba como se escreve: gradação ou graduação? 😉

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como se escreve: contudo ou com tudo?
Como se escreve: estreitamente ou estritamente?

Assine nossa newsletter e recebe as novidades em primeira mão.