Como se escreve: cumprimento ou comprimento?

Como se escreve: comprimento ou cumprimento? Na fala, as duas pronúncias são parecidas, mas na grafia e no significado, elas são diferentes. Vejamos o porquê.

Assim como já explicamos em outros textos aqui do blog, as duas formas estão gramaticalmente corretas! Porém, antes de optar por uma delas, entenda quando cada uma delas faz sentido e em qual contexto deve ser usada. Assim, você vai conseguir se comunicar de forma eficiente e autônoma, passando a mensagem que deseja.

A palavra “comprimento“, escrita com “o”, diz respeito à extensão de algum elemento, de uma ponta até a outra. Esse comprimento pode ser medido em passos, centímetros, metros, quilômetros ou qualquer outra unidade de medida.

Já a palavra “cumprimento“, com “u”, pode se referir ao gesto de cumprimentar alguém com um aceno ou um abraço, por exemplo. Além disso, pode significar a realização de uma tarefa, ou seja, o ato de cumprir aquela tarefa.

Vejamos alguns exemplos

– Qual é o comprimento deste terreno?
– Ele mede 36m da calçada até o muro.

– Ele fez um cumprimento amistoso para o vizinho?
– Sim, eles sempre se cumprimentam.

Afinal, como se escreve: cOmprimento ou cUmprimento?

Agora que você já sabe o que cada uma dessas palavras significa, percebeu que não existe certo ou errado. Ou melhor, essa classificação depende do que você quer comunicar.

Para se referir ao tamanho de algo, use “comprimento”, com “o”. Por outro lado, se quiser falar com alguém ou sobre o ato de cumprir algo, use “cumprimento”, com “u”. 😉

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

De repente ou derrepente?
Como se escreve: tampouco ou tão pouco?