Recentemente, o Ministério da Cultura lançou um edital em homenagem à Carolina Maria de Jesus. Neste post, vamos te explicar como você pode concorrer ao maior edital literário do país.
Primeiramente, saiba que o prêmio é uma homenagem a esta grande escritora, mas a temática da obra não precisa estar relacionada a ela.
Carolina Maria de Jesus foi uma escritora, poetisa, mulher negra e favelada que lutou muito para ter suas obras publicadas e reconhecidas. Em 1960, ela lançou sua obra mais conhecida, Quarto de despejo, e teve seus livros publicados em mais de 40 países e traduzido para 13 línguas.
Aqui na Letraria, a Carolina também tem grande importância, pois ela é a autora do primeiro e-book que publicamos, Onde estaes felicidade?, disponível para download gratuito.
Como participar do Prêmio Carolina Maria de Jesus?
Para participar do prêmio, você precisa enviar uma obra inédita de, no mínimo, 49 páginas dentro dos seguintes gêneros:
- poesia
- crônica
- conto
- roteiro de peça teatral
- história em quadrinhos
- romance
A inscrição é feita no site Mapa da Cultura e é você quem marca o gênero na hora de submeter a obra. Vale lembrar que não se trata de um prêmio de textos, mas sim de obras completas. Logo, se for escrever conto, poesia ou crônica, você precisa apresentar um conjunto e não apenas um texto.
Quem pode participar?
O prêmio Carolina Maria de Jesus é destinado a mulheres e tem reserva de 20 vagas para mulheres negras, indígenas, ciganas, quilombolas ou com deficiência. Caso você se encaixe em um desses grupos, precisa declarar isso na inscrição.
Qual é o prêmio?
Serão premiadas 40 obras com o valor de R$50.000,00 cada!
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar. Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.