Como participar do Prêmio Carolina Maria de Jesus?

Recentemente, o Ministério da Cultura lançou um edital em homenagem à Carolina Maria de Jesus. Neste post, vamos te explicar como você pode concorrer ao maior edital literário do país.

Primeiramente, saiba que o prêmio é uma homenagem a esta grande escritora, mas a temática da obra não precisa estar relacionada a ela.

Carolina Maria de Jesus foi uma escritora, poetisa, mulher negra e favelada que lutou muito para ter suas obras publicadas e reconhecidas. Em 1960, ela lançou sua obra mais conhecida, Quarto de despejo, e teve seus livros publicados em mais de 40 países e traduzido para 13 línguas.

Aqui na Letraria, a Carolina também tem grande importância, pois ela é a autora do primeiro e-book que publicamos, Onde estaes felicidade?, disponível para download gratuito.

Como participar do Prêmio Carolina Maria de Jesus?

Para participar do prêmio, você precisa enviar uma obra inédita de, no mínimo, 49 páginas dentro dos seguintes gêneros:

  • poesia
  • crônica
  • conto
  • roteiro de peça teatral
  • história em quadrinhos
  • romance

A inscrição é feita no site Mapa da Cultura e é você quem marca o gênero na hora de submeter a obra. Vale lembrar que não se trata de um prêmio de textos, mas sim de obras completas. Logo, se for escrever conto, poesia ou crônica, você precisa apresentar um conjunto e não apenas um texto.

Quem pode participar?

O prêmio Carolina Maria de Jesus é destinado a mulheres e tem reserva de 20 vagas para mulheres negras, indígenas, ciganas, quilombolas ou com deficiência. Caso você se encaixe em um desses grupos, precisa declarar isso na inscrição.

Qual é o prêmio?

Serão premiadas 40 obras com o valor de R$50.000,00 cada!

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

4 Comentários. Deixe novo

  • Anna Maria de Souza
    01/06/2023 02:27

    Eu gostaria de saber como enviar os materiais do prêmio no meu caso poesia eu acho que minha inscrição foi enviada eu não entendi direito e nem tenho quem me esplique obrigada

    Responder
  • Boa tarde, muito bacana seu trabalho. Por favor, pode me dizer o que significa “ter um agente” no mapa da cultura? Quero me inscrever no concurso, mas tenho dúvidas se eu mesma posso me cadastrar como um agente ou preciso procurar um antes de me inscrever. Grata! Muito sucesso para você.

    Responder
    • Blog Letraria
      21/06/2023 12:04

      Olá, Alba! Obrigada pelo comentário. 💜
      Infelizmente, as inscrições terminaram no dia 10/06, mas você mesma poderia ter feito sua inscrição.
      Espero que tenha dado certo. Boa sorte!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como se escreve COVID-19?
Como não cair no golpe do WhatsApp?