Muitos autores têm vontade de publicar uma obra com textos de outras pessoas, mas não sabem como organizar um livro ou e-book.

Nós da Letraria já publicamos mais de 150 e-books para download gratuito. Muitos deles são coletâneas, ou seja, obras compostas por textos de vários autores.

A partir dessa experiência e do pedido de muitos clientes, elaboramos um passo a passo bem simples. Veja a seguir por onde começar:

Defina um tema!

O primeiro passo para organizar uma coletânea é definir o tema que vai perpassar todos os textos. Esse tema deve ser bem claro e objetivo para orientar os autores. Procure ser breve na definição e deixe que os textos tragam desdobramentos sobre esse tema.

Em nosso último edital de publicação, por exemplo, trabalhamos com “temáticas antirracistas”. Como o tema era mais importante do que o gênero (poesia, conto, crônica, relato…), aceitamos textos de diversas naturezas.

Se você preferir, pode já delimitar o gênero também. Os textos acadêmicos são bastante comuns em coletâneas e são interessantes porque trazem diferentes perspectivas teóricas sobre um mesmo tema.

Estabeleça as normas de publicação

Depois que o tema estiver definido, você deve estabelecer as normas de publicação. Ou seja, defina a formatação, a extensão dos textos e o prazo de entrega. Embora a formatação não seja crucial para a publicação (já que a editora vai alterá-la depois), ela serve para você nortear os autores.

Por exemplo, se você decidir que o texto deve estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 e margens de 2cm, ficará mais fácil delimitar a quantidade de páginas. Você pode estabelecer uma extensão mais larga, caso não tenha definido o gênero, ou mais restrita. Nos textos acadêmicos, por exemplo, é comum o limite de 10 a 15 páginas, que corresponde a um artigo científico.

Convide os autores

Para montar a sua coletânea, você pode abrir uma chamada pública e convidar qualquer pessoa que tenha interesse. Ou então, você pode enviar o convite para pessoas que você conhece e com as quais tem contato com mais frequência.

O que importa é que os autores escrevam dentro do tema escolhido e cumpram o prazo e as normas de publicação.

Cobre o cumprimento das normas e do prazo

Talvez o ponto mais importante nas normas de publicação seja o prazo. Mais difícil do que definir o prazo de entrega dos textos, é você fazer os autores respeitarem esse prazo. Para isso, você pode divulgar as normas com bastante antecedência, enfatizar a importância da data e enviar lembretes quando o prazo estiver acabando.

Quando receber os textos, vale a pena conferir se eles estão dentro das normas que você estipulou. Se não estiver, peça aos autores para realizar os ajustes. Embora isso pareça chato, vai te ajudar na organização final.

Faça a leitura de todos os textos e defina a ordem

Com os textos em mãos, vale a pena você fazer a leitura completa de todos eles. Assim, você pode pensar na ordem da publicação e de que modo um texto complementa o outro.

Essa leitura também vai te ajudar a escrever o texto de Apresentação. Nela, você pode contar de onde surgiu a ideia da publicação, como você pensou no tema, qual foi a reação dos autores quando receberam o convite, etc. Também é interessante falar um pouco sobre cada texto e pensar no título da publicação.

Publique!

Por fim, você precisa escolher uma editora e enviar o arquivo completo da publicação. Depois que receber o orçamento, você pode dividir os custos com os autores.

Agora que você já sabe como organizar um livro ou e-book, conheça nossas propostas de publicação! Basta enviar o texto neste formulário.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apesar de OU Apesar do?
Qual é a ESTRUTURA do ARTIGO CIENTÍFICO?