Você sabe como organizar os títulos do seu trabalho acadêmico? Aqui estamos pensando em projeto de pesquisa, relatório de iniciação científica, monografia, dissertação, tese.
Para começar, é importante entender que existe uma hierarquia entre os títulos. Assim, basta seguir o raciocínio do tópico frasal, já explicado no blog. Dessa forma, em cada seção do seu trabalho, traga um assunto mais amplo.
Essa divisão ampla contempla Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Depois, desenvolva aspectos desses tópicos, dividindo as seções em tópicos menores (subseções). Ou seja, aborde aspectos específicos dentro de assuntos gerais.
Exemplo
A introdução não deve ser muito extensa, porque é introdutória. Mas, se quiser dividir essa seção, crie subseções e subtítulos. Em projetos de pesquisa, por exemplo, as Justificativas aparecem na Introdução. Já nos Objetivos, apresente os Objetivos específicos e o Objetivo geral.
Como formatar os títulos?
Agora que você já sabe como organizar os TÍTULOS do seu trabalho acadêmico, vejamos a formatação deles. Existe uma norma da ABNT que explica isso: a NBR 6024.
A princípio, os títulos no sumário seguem a formatação feita no texto. Então, basta copiar os títulos para montar o sumário. Antes deles, aparecem algarismos arábicos (1, 2, 3…).
Alinhe os números à esquerda, separados dos títulos por espaço em branco, sem ponto, hífen ou travessão. Após o título, deixe uma linha em branco antes do texto. Além disso, use o espaçamento 1,5 entrelinhas.
Por fim, a seção “primária” é a principal. Ela é escrita em CAIXA ALTA e negrito. Já a “secundária” aparece dentro da primária (1.1, 1.2…) sem CAIXA ALTA, mas ainda com negrito. Depois, a seção terciária (1.1.1, 1.1.2) aparece sem CAIXA ALTA e sem negrito.
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar. Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.