Para quem lida com escrita científica, muitas dúvidas surgem: o que é citação? Como fazer citação indireta? Qual é o tamanho ideal de uma citação?
Hoje vamos esclarecer essas dúvidas e te ajudar a padronizar as citações do seu trabalho de acordo com as normas da ABNT mais recentes.
O que é citação?
A citação é a “menção de uma informação extraída de outra fonte” (ABNT NBR 10520, p. 1), ou seja, é quando você traz para o seu texto trechos de outros textos. Existem dois tipos de citação: a direta e a indireta. Neste texto, falaremos especificamente sobre a citação indireta que ocorre quando você parafraseia o trecho de outro texto, ou seja, escreve com as suas palavras o que alguém já disse.
Como fazer citação indireta?
A citação indireta vem no corpo do texto e precisa se encaixar na sua argumentação. Você pode, por exemplo, apresentar um conceito de acordo com determinado autor e colocar a referência entre parênteses (Massi, 2024). Assim, você marca que aquela ideia não é sua e dá os créditos ao autor.
Outra forma de fazer esse tipo de citação é introduzindo a chamada para o autor. Por exemplo: Segundo Massi (2009), a citação indireta é uma paráfrase bem feita. Você também pode usar “De acordo com”, “Para”, “A autora afirma que”.
Qual é o tamanho ideal de uma citação?
Não existe um tamanho ideal para a citação nem um limite de palavras. Porém, a citação deve apoiar a sua argumentação e não ser a própria argumentação.
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar. Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pelas revisões da Letraria.