Como fazer a referência de CAPÍTULO DE LIVRO?

Neste texto, vamos te explicar como fazer a referência de CAPÍTULO DE LIVRO de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023). Já falamos sobre a organização das referências de maneira geral, mas agora falaremos especificamente sobre CAPÍTULO DE LIVRO.

Antes disso, é importante destacar a diferença entre capítulo e artigo, que costuma gerar confusão. O capítulo é parte de um livro, que pode ser digital (e-book) ou impresso. Os livros recebem um número ISBN que corresponde, grosso modo, ao seu RG. Já o artigo é uma publicação feita em uma revista, ou seja, um periódico científico. As revistas recebem ISSN para marcar sua identidade. A diferença entre capítulo e artigo não está no tamanho ou no conteúdo, mas sim no suporte onde estão hospedados.

Como fazer a referência de CAPÍTULO DE LIVRO?

Segundo a ABNT, existe uma norma para fazer a referência de cada tipo de trabalho: artigo, entrevista, capítulo de livro, tese ou dissertação… que já explicamos em outros textos aqui do blog.

Para fazer a referência do CAPÍTULO, você vai precisar dos seguintes dados: nome do autor do capítulo, título do capítulo, página inicial e página final do capítulo, autor ou organizador do livro onde foi publicado o capítulo, nome do livro, cidade, editoraano de publicação do livro. Se o livro for digital (e-book), também é interessante indicar o DOI do capítulo ou do livro completo ou o link e a data de acesso ao livro,

Veja um exemplo abaixo:

CAPÍTULO, Nome e Sobrenome do Autor do. Título do capítulo. In: LIVRO, Nome e Sobrenome do Autor do. Nome do livro. Cidade: Editora, ano. p. XX-XX (do capítulo). DOI: http://dx.doi.org/XXXX. Disponível em: link. Acesso em: dia mês. ano.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Incluído ou incluso?
Seção ou sessão?