A capa é um elemento indispensável no trabalho acadêmico, seja ele um TCC, uma dissertação ou uma tese. Porém, você sabe como fazer isso?
Primeiramente, veremos a definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo a ABNT, a capa é a “proteção externa do trabalho sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação”. Portanto, a capa é um elemento pré-textual obrigatório, que traz informações sobre o conteúdo do trabalho. Mas…
Como fazer a capa?
Na capa do seu trabalho acadêmico, coloque as informações nesta ordem:
- nome da instituição (universidade, faculdade, campus);
- nome do autor;
- título do trabalho;
- subtítulo: precedido de dois pontos;
- número do volume (se for o caso);
- local (cidade) da instituição;
- ano de depósito (da entrega).
Como formatar a capa?
A capa deve ser formatada em papel A4, com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. Além disso, a fonte deve ter tamanho 12 e espaçamento 1,5, assim como o corpo do trabalho. Por fim, na versão impressa do trabalho acadêmico, geralmente se usa uma capa dura.
DICA FINAL
Além de seguir as normas da ABNT, consulte o manual da sua universidade. Ele pode ser acessado na biblioteca da faculdade.
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara. Ela é também Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na Unesp/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pelas revisões da Letraria.