Como escolher uma REVISTA científica?

Nesse texto, vamos te ajudar a escolher uma revista científica para publicar seu artigo. São três passos que você precisa seguir: 1) encontrar as revistas da sua área, 2) escolher uma revista e 3) enviar seu texto. Vejamos o que fazer em cada etapa:

1) Como encontrar as revistas da sua área?

Para encontrar as revistas científicas da sua área de pesquisa, você pode acessar o Portal de periódicos da CAPES. Veja a lista de revistas disponíveis por área e o Qualis das revistas, ou seja, o conceito que elas têm na avaliação da CAPES.

Você também pode colocar no Google as palavras “revista científica” e a sua área de pesquisa (por exemplo, “educação”, “linguística”, “educação física”, “psicologia”). Outro caminho possível é ver em qual revista foram publicados os artigos que você já leu e procurar o site delas.

2) Como escolher a revista ideal?

Assim que você encontrar as revistas da sua área, verifique os critérios para publicação. Esses critérios geralmente são chamados de “diretrizes para autores“.

Dentre eles, veja: chamada para publicação (se está aberta, qual é o prazo ou se funciona em fluxo contínuo); titularidade exigida (se eles pedem graduação, mestrado ou doutorado); e, por fim, se há chamadas temáticas mais específicas (por exemplo, “saúde mental na pandemia”, dentro da área de psicologia). Depois disso, você consegue escolher a revista mais adequada.

ATENÇÃO: Você não precisa de um orientador para publicar seu artigo! Se você estiver fazendo pós-graduação, pergunte a seu orientador se ele quer ser coautor do seu texto. Se você não tiver estudando, você só precisa verificar a titularidade exigida pela revista (mestrado, doutorado…) e se você atende aos critérios.

3) Como enviar seu artigo?

Por fim, para enviar seu artigo, você precisa ver as “diretrizes para autores” e formatar seu texto de acordo com elas

Você precisa ver se a revista segue as normas da APA ou da ABNT e quais são as normas específicas: tamanho do texto, tamanho do resumo, resumos em língua estrangeira…

Depois de tudo isso, aí sim você pode começar a escrever seu texto porque já estará com o caminho preparado.

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

3 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como funciona a EDIÇÃO de um livro?
Como fazer MESTRADO?