Como definir o título do seu artigo?

Escrever um artigo científico não é simples, mas também não é a tarefa mais complexa do universo. Já falamos em outros textos sobre como escolher uma revista científica, o que fazer se seu artigo for reprovado, mas hoje vamos te explicar como definir o título do seu artigo. Essa tarefa pode ser feita antes de você começar a escrever ou ao final, depois que o texto estiver pronto.

Como definir o título do seu artigo?

O título de um artigo científico é o primeiro contato do leitor com o texto, logo, ele precisa refletir o conteúdo do trabalho. Porém, não precisa ser um resumo de tudo o que você escreveu. Pelo contrário, você precisa condensar o máximo de informação com o mínimo de palavras.

Segundo a ABNT, os títulos de trabalhos acadêmicos devem ter uma média de 10 palavras. Assim, você deve evitar títulos vagos ou genéricos, em que as palavras não têm uma função muito clara. É o caso de expressões como “Estudo sobre…”, “Observações sobre…”, “Aspectos de…”, em que o conteúdo do artigo fica em um plano abstrato.

Também sugerimos que você evite abreviaturas e siglas no título, pois o leitor pode não saber o que elas significam. Isso vai comprometer o entendimento do seu texto e afastar o leitor.

Vejamos alguns exemplos de títulos produtivos

A seguir, apresentamos dois exemplos de artigos reais, publicados em revistas que receberam a nota máxima no Qualis da CAPES, ou seja, são A1.

A concepção de tema nas obras do círculo de Bakhtin
(artigo publicado na revista Alfa)

Nesse caso, nós sabemos qual é o assunto principal do artigo “a concepção de tema” e em qual corpus ele foi estudado, ou seja, “nas obras do círculo de Bakhtin”. Essas informações já são suficientes para o leitor avaliar se tem ou não interesse na leitura.

Vamos ao segundo exemplo:

Agentes Comunitárias de Saúde: o que dizem os estudos internacionais?
(artigo publicado na revista Ciência e Saúde Coletiva)

Nesse segundo exemplo, sabemos que o foco da investigação foram as “agentes comunitárias de saúde”, mas o estudo foi realizado a partir de artigos e pesquisas internacionais. Ou seja, trata-se de um artigo de revisão, em que o autor analisou outros artigos para verificar como esse tema foi abordado.

O título precisa trazer informações suficientes para o leitor saber o que vai encontrar. Não faça propaganda enganosa!

Se você quiser uma opinião sobre o título que pretende colocar em seu artigo, deixe aqui nos comentários. 😉💜

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer um roteiro para seu artigo científico?
O que é […] nas citações? OU Como cortar citações?