Se você está no mestrado ou doutorado e já ouviu do seu orientador que precisa publicar um artigo científico, vamos te explicar como transformar sua tese ou dissertação em artigo. Isso vale se o trabalho estiver em andamento ou finalizado.
Para publicar um artigo científico, o primeiro passo é escolher uma revista que seja adequada à sua titulação. Ou seja, se você está no mestrado, ela deve exigir somente a graduação. Porém, se você está no doutorado, pode escolher uma revista que exija a titulação de mestre. Com isso, você já evita frustrações desnecessárias.
Ainda estou escrevendo minha dissertação ou tese. Como eu faço um artigo?
Para publicar um artigo científico, você deve seguir um roteiro. Ou seja, saber o que você quer contar naquele texto e quanto espaço você tem.
Sabemos que a dissertação e a tese precisam ser inéditas, logo, você não vai entregar os principais resultados em um artigo antes da defesa. Porém, você pode (e deve) apresentar hipóteses que ainda estão sendo testadas e os possíveis resultados a que você pretende chegar.
Lembre-se que o trabalho acadêmico faz parte de um processo e a publicação de um artigo durante esse processo pode te ajudar com a escrita. Além de você treinar a falar sobre a sua pesquisa com uma linguagem científica, você será avaliado pelos pareceristas da revista, que podem trazer contribuições relevantes.
Já terminei minha dissertação ou tese. Como eu faço um artigo?
Se você já terminou sua dissertação ou tese, fica ainda mais fácil publicar um artigo científico. O texto completo geralmente está dividido em capítulos ou seções que já têm um começo, um meio e um fim.
Escolha um dos capítulos como o meio do artigo, resuma a introdução para o início do artigo e faça uma conclusão a partir desse recorte.
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar. Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.