Você sabe quando usar as formas TRAZ ou TRÁS? Mas será que essas duas palavras existem ou só uma está correta?
Nesse texto, você vai entender que as duas formas existem sim! Embora o som seja exatamente o mesmo, há muitas diferenças entre elas.
Qual é a diferença?
A primeira diferença é que uma das formas é escrita com Z e sem acento enquanto a outra é com S e com acento. Portanto, todas as outras variações que você encontrar não existem! Por exemplo, TRÁZ, TRAS, TRÀZ estão incorretas.
Além dessa diferença na grafia, TRAZ é verbo e TRÁS é advérbio. Isso significa que TRAZ é a terceira pessoa do presente do verbo trazer, ou seja, ele/ela traz. Já o TRÁS é um advérbio que indica uma localização. Logo, ele é sinônimo de atrás, detrás.
Quando usar?
Vamos ver dois exemplos de uso do TRAZ e TRÁS:
1) Ela sempre traz boas notícias.
2) Dinheiro não traz felicidade.
3) Não sei o que está por trás daquela cortina.
4) Não olhe para trás, siga em frente!
Nos exemplos 1 e 2, temos o verbo “trazer” conjugado, que concorda com “ela” (1) e com “dinheiro” (2). Por sua vez, nos casos 3 e 4, temos o advérbio “trás” acompanhado das preposições “por” (3) e “para” (4).
No exemplo 3, podemos substituir “por trás” por “detrás” (de + trás): Não sei o que está detrás daquela cortina. Do mesmo modo, no exemplo 4, podemos substituir “para trás” por “atrás” (a + trás): Não olhe atrás, siga em frente!
Como memorizar a diferença?
Uma forma de memorizar essa diferença é lembrar que TRÁS é sinônimo de ATRÁS, que também é escrito com S e com acento. Assim, sempre que você puder substituir “trás” por “detrás” ou “atrás”, está correto o uso de “trás”, com S e acento.
Já o TRAZ é escrito com Z, assim como o verbo TRAZER. Isso significa que quando você puder substituir TRAZ por levar, carregar, transportar, está correto o uso com Z e sem acento.
Dúvidas?
Se você ficou com alguma dúvida, deixa aqui seu comentário!
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara. Ela é também Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na Unesp/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pelas revisões da Letraria.
3 Comentários. Deixe novo
[…] duas formas estão corretas, mas cada uma delas tem um sentido. A mesma regra vale para os verbos “colaborar” e […]
Muito bem explicado! Valeu!
Obrigada! 😍