Como se escreve: tem ou têm? Contém ou contêm? Na fala, as pronúncias são idênticas e no significado também. Então, por que existem as duas formas?
Assim como já explicamos em outros textos aqui do blog, as duas formas estão gramaticalmente corretas! Tanto o “tem” sem acento e o “contém” com acento agudo, quanto o “têm” e o “contêm” com acento circunflexo são possíveis.
Porém, antes de optar por uma delas, entenda quando cada uma faz sentido e em qual contexto deve ser usada. Assim, você vai conseguir se comunicar de forma eficiente e autônoma, passando a mensagem que deseja.
Qual é a diferença?
No primeiro caso, as duas formas (tem/têm) são conjugações do verbo “ter”. Porém, a palavra “tem” sem acento está no singular, enquanto a palavra “têm“, com acento circunflexo, está no plural. Ou seja, “tem” se refere à terceira pessoa do singular (ele/ela) e “têm” se refere à terceira pessoa do plural (eles/elas).
No segundo caso, não podemos usar exatamente o mesmo raciocínio, já que as duas formas têm acento. Agora, o singular tem acento agudo (contém) e o plural tem acento circunflexo (contêm). Entretanto, podemos memorizar que as formas plurais derivadas do verbo “ter” levam o acento circunflexo: têm, contêm, abstêm, retêm…
Por fim, há ainda uma terceira forma que não leva nenhum acento: “contem”. Porém, “contem” é a conjugação do verbo “contar”, ou seja, não tem relação com o verbo “conter”. Assim, é sempre recomendado que você utilize um dicionário para consultar as conjugações verbais.
Vejamos alguns exemplos corretos
Ela tem certeza de que falou a verdade, mas eles não têm como provar isso.
O documento contém todas as informações solicitadas.
Suas palavras contêm muita mágoa!
Afinal, qual é o correto: tem ou têm? Contém ou contêm?
As noções de certo e errado podem ser relativas na língua portuguesa, pois é preciso considerar a mensagem que se quer passar. Se o sentido pretendido for o de singular, as palavras gramaticalmente corretas são “tem” e “contém”. Porém, se o objetivo for falar do plural, o certo é se usar “têm” ou “contêm”.
Assim, espero que agora você saiba como se escreve 😉
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara. Ela é também Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na Unesp/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pelas revisões da Letraria.