TCC: ainda dá tempo!!!

A copa acabou e você não tem mais desculpas para não terminar (ou começar?!) seu TCC!

Por mais difícil que seja imaginar por onde começar, como concluir, como melhorar os trechos que o orientador criticou, perder o prazo ou ser reprovado pode ser muito pior!

Antes de mais nada, é necessário organização. Comece listando os pontos que precisam ser revisados e qual o tempo disponível que você tem para cumprir essa árdua tarefa.

Lembre-se que, em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), alguns elementos são indispensáveis: introdução, justificativa, embasamento teórico/revisão bibliográfica, objetivos, metodologia (ou materiais e métodos), resultados e conclusão.  Os nomes dessas seções (e, às vezes, a ordem) podem variar, mas o importante é saber o que fazer em cada uma. Vejamos:

1) Na Introdução você vai apresentar seu tema de pesquisa, ou seja, o que você escolheu para estudar.

2) Na Justificativa você vai explicar por que esse tema é relevante para sua área de pesquisa e por que você o escolheu.

3) O Embasamento teórico/Revisão bibliográfica consiste na busca de outros autores e trabalhos que já tenham discutido o tema de pesquisa que você escolheu. A partir da leitura desses trabalhos, você vai conseguir estabelecer um recorte mais preciso de seu tema, que o explore de forma inédita.

4) Em Objetivos você vai apresentar os objetivos de seu trabalho, ou seja, o que você pretende com essa pesquisa, onde você quer chegar. Você pode dividir essa seção em objetivo geral objetivos específicos; os objetivos específicos são as pequenas “metas” que vão te ajudar a alcançar o objetivo geral.

5) Na Metodologia você vai explicar como realizará seu trabalho, ou seja, que tipo de materiais e quais métodos vai utilizar para atingir os objetivos propostos.

6) Em seguida, você vai apresentar os Resultados do seu trabalho. Esta seção é muito importante para mostrar o que você fez durante todo o tempo em que ficou estudando, o que pesquisou, o que descobriu, quais obstáculos encontrou (relacionados à pesquisa).

7) Por fim, você apresenta as Conclusões do trabalho realizado, ou seja, a partir dos objetivos inicialmente propostos, da metodologia utilizada e dos resultados, você chegou a conclusões pertinentes sobre o tema de pesquisa escolhido.

Lembre-se que todo tema de pesquisa é válido, desde que você faça um recorte adequado dele. Da mesma forma, toda pesquisa científica tem utilidade desde que você realmente pesquise, trabalhe, produza.

Organize-se e siga em frente!

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara e Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Metodologia do Texto Científico na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo orientado trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica. Trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras, em 2004, e já revisou inúmeros trabalhos de diversas áreas. É também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

30 dicas para escrever bem
Meu texto não precisa de revisão!