Grifo nosso ou grifo do autor?

Quando fazemos citações diretas em textos acadêmicos, temos a opção de grifar um trecho do texto. Nesse momento, surge a dúvida sobre como marcar isso: grifo nosso ou grifo do autor?

Essa informação é importante, pois a citação deve ser mantida em sua forma original. Assim, ao final da citação, devemos inserir o sobrenome do autor, o ano da publicação, a página e a informação sobre quem fez o grifo.

A regra é muito simples: “grifo nosso” refere-se ao autor do texto, ou seja, você que está escrevendo o artigo, o TCC ou a tese. Já “grifo do autor” indica que aquele grifo estava no texto original e você só está reproduzindo o grifo.

Grifo no original? Da autora? Grifo meu?

É comum encontrarmos algumas variações dessa expressão em diferentes textos. Porém, segundo a norma da ABNT NBR 10520, “Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada”.

Ou seja, não há variações dessa expressão! Portanto, sugiro que você faça o que é mais fácil e mais adequado: siga o padrão ABNT. Assim, você só precisa verificar se o grifo estava no trecho que você copiou ou se é você quem está grifando.

Como formatar: negrito ou itálico?

Não existe uma regra para negrito ou itálico no grifo da citação, pois a expressão usada é sempre “grifo”. A recomendação é que você mantenha o padrão em todo o texto, ou seja, se você usou negrito para destacar palavras em seu texto, mantenha o negrito na citação. Isso vale mesmo que o autor tenha usado itálico, já que agora o trecho dele está no seu texto, seguindo o padrão que você adotou.

Porém, caso a citação tenha um trecho grifado e você queira grifar outro, você pode adotar um padrão a partir daquilo que você está seguindo em seu texto. Isto é, se os seus destaques estão em itálico, o da citação você mantém em negrito. Assim, ao final da citação você pode escrever “itálico nosso, negrito do autor”.

De qualquer forma, sugiro que você verifique a necessidade do grifo para não deixar seu texto muito poluído. 😉

grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada (ABNT NBR 10520).

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que é […] nas citações? OU Como cortar citações?
Como pedir uma bolsa de pesquisa?