Como se escreve: tende ou tem de?

Como se escreve: TENDE ou TEM DE? Na fala, as duas pronúncias são iguais, mas na grafia e no significado, elas são diferentes. Vejamos o porquê.

Assim como já explicamos em outros textos aqui do blog, as duas formas estão gramaticalmente corretas! Porém, antes de optar por uma delas, entenda quando cada uma delas faz sentido e em qual contexto deve ser usada. Assim, você vai conseguir se comunicar de forma eficiente e autônoma, passando a mensagem que deseja.

A palavra “tende”, escrita junto, é derivada do verbo “tender”. Ou seja, ela se refere a “ter tendência a, destinar-se a” e está conjugada na terceira pessoa do singular (ele/ela).

Por outro lado, usa-se com bastante frequência a expressão “tem de”, que é sinônimo de “tem que” (mais informal). Essa expressão é composta pelo verbo “ter” e a preposição “de” e indica que algo precisa/deve ser feito.

Vejamos alguns exemplos

Com o passar do tempo, esse sapato tende a ceder.
Ela tende a abandonar o emprego, pois está sofrendo muito.

Você tem de fazer reunião com os clientes toda semana.
Esse sapato tem de ceder para não machucar meu pé.

Afinal, qual é o correto: TENDE ou TEM DE?

As noções de certo e errado podem ser relativas na língua portuguesa, pois é preciso considerar a mensagem que se quer passar. Se o sentido pretendido for o de tendência, inclinação a algo, a palavra gramaticalmente correta é TENDE. Porém, se o objetivo for falar que algo precisa ser feito ou acontecer, o certo é se usar “TEM DE”.

Assim, espero que agora você saiba como se escreve: tende ou tem de? 😉

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como se escreve: estreitamente ou estritamente?
O que é paralelismo sintático?