Como publicar um livro L1?

Boa parte dos pesquisadores já ouviu falar sobre a avaliação da CAPES, que classifica os livros publicados de LNC (não classificável) até L1 (maior pontuação). Por isso, muitos autores nos perguntam: como publicar um livro L1?

L1 é a nota máxima atribuída nesta avaliação e isso pode trazer um diferencial ao currículo dos autores. Porém, saber como conquistá-la não é tão simples quanto parece.

Como é feita a avaliação?

Antes de mais nada, vale ressaltar que o autor ou organizador precisa estar vinculado a um programa de pós-graduação para que seu livro entre na avaliação. Inicialmente, o material precisa ter uma quantidade mínima de 50 páginas, ser impresso ou eletrônico, ter um registro ISBN e ser publicado por editora (pública ou particular), associação científica ou cultural, instituição de pesquisa ou órgão oficial.

Vale lembrar que, segundo a CAPES, o livro é um ‘evento único’, portanto, é avaliado individualmente. Isso não ocorre com artigos científicos, por exemplo, em que a avaliação é feita sobre o periódico.

A CAPES também esclarece que sua avaliação compreende: obras integrais (autoria única), coletâneas (diferentes autorias), dicionários ou enciclopédias e ANAIS (com texto completo). Para isso, elas precisam ter ficha catalográfica com os dados básicos da publicação.

Como publicar um livro L1?

Um livro que recebe a nota L1 da CAPES foi muito bem avaliado em uma série de critérios: foi escrito ou organizado por pesquisadores com bom currículo, foi avaliado por um conselho editorial, traz uma contribuição inédita e original, aborda um tema que é da área de pesquisa dos autores, traz os dados biográficos dos autores, apresenta potencial de impacto e, principalmente, possui o registro na Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Conhecendo esses critérios, é importante que você (autor ou organizador) atenda-os minimante para que o livro seja avaliado. É o que sempre falamos sobre a publicação de artigo científico: se você conhece as regras da revista, segui-las é melhor caminho para não se frustrar com uma possível recusa. Por exemplo, o livro pode nem entrar na avaliação se a ficha catalográfica não tiver os dados do bibliotecário ou estiver na posição errada.

A Letraria publica livros L1, L2, L3, L4 ou L5?

Antes mesmo de escrever suas obras, alguns autores nos perguntam se a Letraria publica livros L1. Porém, infelizmente não temos como dar essa resposta, pois essa avaliação não é feita por nós. Podemos dizer, por exemplo, que a Letraria publica livros digitais, pois essa é nossa especialidade. Porém, não temos como saber qual nota esse livro vai receber na avaliação da CAPES quando estiver pronto.

Já apresentamos alguns dos critérios de avaliação e procuramos seguir sempre esse padrão em nossas publicações. Entretanto, quem é responsável por enviar o livro para avaliação da CAPES é o autor, que precisa estar vinculado a um programa de pós-graduação. É este programa que vai receber a nota atribuída pelo livro ao final da avaliação. Logo, não temos como adivinhar qual nota será essa antes mesmo da publicação. 😐

Além disso, as avaliações da CAPES são trienais ou quadrienais, ou seja, um livro é avaliado dentro desse período e os critérios podem mudar na próxima avaliação.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que é DOI? Para que serve? Como conseguir?
Como NÃO marcar o gênero na língua?