Como marcar títulos de textos segundo a ABNT?

Para quem trabalha com textos acadêmicos, existe uma dúvida muito comum: como marcar títulos de textos segundo a ABNT? Ou seja, quando você está escrevendo um TCC, um projeto, uma dissertação ou mesmo uma tese, como você marca, por exemplo, os títulos de artigos científicos? E os capítulos de livros? Os livros?

Primeiramente, temos que diferenciar obras completas de textos. Assim, devemos considerar artigo científico, capítulos de livros, posts em blogs como textos. Já as revistas científicas, os livros e os blogs são obras completas.

Te ensinamos em outro texto aqui do blog a fazer as referências do seu trabalho de acordo com a ABNT. Então, basta você considerar que os elementos grifados em negrito ou itálico nas referências são as obras completas. Os demais são os textos.

E como marcar títulos de textos segundo a ABNT?

Agora que já vimos a diferença entre textos e obras completas, falaremos sobre a formatação. No corpo do texto, as obras completas devem ser grafadas conforme você fez na lista de referências, ou seja, em itálico ou negrito. Por sua vez, os

títulos de textos devem aparecer entre aspas no corpo do texto e sem aspas nas referências.

Mesmo que o título esteja em língua estrangeira, não é necessário deixá-lo em itálico. Já falamos que expressões latinas, por exemplo, et al., apud, idem ibidem, devem aparecer em itálico. Porém, quando se trata do título de um texto, estamos falando de um nome próprio.

Vejamos um exemplo

Na lista de referências, a obra deve aparecer da seguinte forma, segundo a ABNT NBR 6023:2018:

SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

No corpo do texto, a citação seria feita assim:

No texto “A colonização da terra do Tucujús”, Santos (1994) afirma que blá blá blá… (aqui o capítulo foi citado entre aspas)

ou ainda:

Em História do Amapá, 1º grau, Santos (1994) afirma que blá blá blá… (aqui a obra completa foi citada em negrito).

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que responderemos a você. 😉

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na Unesp/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na Unesp e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pelas revisões da Letraria. Ela também alimenta este blog e o canal do YouTube com dicas de ABNT e português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não use o mesmo!
Cheque ou xeque?