A citação é um dos temores dos estudantes de graduação e de pós-graduação: como fazer citação de acordo com a ABNT? Como indicar os autores citados? A citação vem sempre entre aspas?
Hoje vamos esclarecer essas dúvidas e te ajudar a padronizar as citações do seu trabalho de acordo com as normas da ABNT.
Para começar, a citação é a “menção de uma informação extraída de outra fonte” (ABNT NBR 10520, p. 1), ou seja, é quando você traz para o seu texto trechos de outros textos. Existem dois tipos de citação: a direta e a indireta.
Qual é a diferença entre elas?
A citação direta ocorre quando você copia literalmente o trecho de outro texto.
Já a citação indireta é quando você reescreve algum trecho com suas próprias palavras, fazendo uma paráfrase do que foi lido.
Como marcar essa diferença?
A citação direta vem entre aspas, caso ela não ultrapasse 4 linhas completas (de acordo com a formatação do seu texto). Nesse caso, você abre aspas para inserir o trecho citado e fecha aspas quando ele terminar. Caso o trecho citado comece com letra minúscula, você deve inserir o sinal da supressão […] logo depois das aspas, assim: “[…] trecho citado.”.
Se a citação direta que você fez ultrapassar 4 linhas completas, você deve inseri-la como um bloco justificado, com recuo de 4cm à direta, sem adentramento de parágrafo, em espaçamento simples e em um número menor do que o tamanho da fonte do seu texto. Por exemplo:
Esse é um exemplo de citação direta que ultrapassa 4 linhas completas e que foi inserida como um bloco justificado, sem adentramento de parágrafo, alinhado à direito com recuo de 4cm, em espaçamento simples e um número menor do que o tamanho da fonte do seu texto. Se você estiver usando a fonte em tamanho 12, a citação direta com mais de 3 linhas deve vir em tamanho 11.
Já a citação indireta vem no meio do texto e deve ser marcada com uma chamada para o(a) autor(a) e o ano da obra citada, por exemplo, “Segundo Silva (1998),”, “De acordo com Ferreira (2010),”. Você também pode inserir verbos de posicionamento: “Mendonça (2005) defende que…”, “Guimarães (2004) ressalta que…”
Como marcar os autores citados?
De acordo com o padrão ABNT, 3 informações devem constar na citação direta (autor, ano e página) e 2 na citação indireta (autor e ano). Sendo assim, você deve inserir essas informações antes ou após a citação, dentro ou fora dos parênteses.
Caso o nome do autor venha dentro dos parênteses, ele precisa aparecer em CAIXA ALTA, junto com o indicativo do ano e, nas citações diretas, da página. Por exemplo: (GUIMARÃES, 2004, p. 14).
As páginas devem ser indicadas com a abreviação “p. ” seguida do número da página. Caso o trecho citado comece em uma página e termine em outra, você deve indicar os números da sequência separados por hífen: “p. 10-11”.
E o ponto final?
Depois do trecho citado, você deve inserir um ponto final antes das aspas e outro depois, porque um deles faz parte do trecho citado e outro do seu período. Caso a citação não termine no ponto final, você deve inserir novamente o sinal da supressão e um ponto final depois das aspas: “[…] trecho citado […]”.
Espero que esse texto tenha te ajudado a entender melhor como fazer uma citação de acordo com a ABNT!
Não deixe de conferir essas dicas sobre as citações 😉
Se você ainda tem dúvidas, deixe um comentário nesse post que logo iremos te responder! 😉
Fernanda Massi é Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, Doutora e Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara e coordenadora da equipe de revisão e normatização da e-ditora Letraria.
89 Comentários. Deixe novo
Como consigo ter acesso as NORMAS? Não consegui encontrar a norma vigente (2019) no site da ABNT? Já tentei várias buscas na internet e não consigo encontra-las para baixar. Ficaria muito grata se conseguisse me orientasse nessa questão. Teria como me enviar essa norma por e-mail? Abraço.
Olá! Agradecemos pelo contato. Veja o vídeo que preparamos com as novas normas da ABNT e o texto que está disponível em nosso blog.;) Qualquer dúvida, deixe seu comentário lá!
Bom dia tem alguma regra q a direta curta sempre e primeira e a direta longa a segunda e por ultima indireta
Olá, Marcio! Obrigada pela pergunta 💜
Não conhecemos nenhuma regra desse tipo…
Aproveite para se inscrever em nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/letrariaeditora
É vet
Olá! Obrigada pela pergunta. 💜
O número vem antes do “p.” quando se indica a quantidade de páginas de uma obra, por exemplo: 262 p.
Nas citações, o número vem depois: p. 26
Conheça também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ
[…] Quando você quer inserir a “fala” de outras pessoas em seu texto, ou seja, quando fizer uma citação, você tem duas formas possíveis: a citação direta ou a citação indireta. Na citação direta, você reproduz exatamente o que leu e na indireta você vai parafrasear essas ideias. Mas isso está bem explicado em outro post… […]
Essa regra do texto ainda permanece em vigor?
Oi, Amanda! Sim, essa regra ainda está em vigor. ❤
Bom dia! Fiquei em dúvida se são mais de 3 ou 4 linhas para fazer a citação direta! Poderia me esclarecer, por gentileza?! <3
Claro, Elaine! A citação direta é aquela que reproduz integralmente o texto de outra pessoa. Se ela tiver até 3 linhas, ela fica no texto corrido entre aspas, com a mesma formatação do texto. Se ela tiver 4 linhas completas ou mais, ela aparece sem aspas, com recuo de 4cm à direita, em espaçamento simples e com tamanho de texto menor. 😉
Ótimas dicas. Gostaria de saber sobre o ponto final das citações direta. Ele deve vir antes do parêntese com as informações dos autores ou depois? Ou usamos nas duas situações? Desde já agradeço.
Olá, Girlene! Muito obrigada pela pergunta. ❤
Você deve usar um ponto final da própria citação (caso ela seja um período completo) e outro ponto final do período em que inseriu a citação.
Por exemplo: Seu texto seu texto seu texto “Citação citação citação.” (AUTOR, ano, p. XX).
Veja esse vídeo em nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=XRvOPbdWrac
😉
[…] Uma característica comum ao quadro e à tabela é a necessidade de uma legenda, composta pelo número do quadro ou da tabela e por seu título (como nos exemplos acima: Quadro 1 – Gêneros textuais em sala de aula e Tabela 1 – Livros lidos por gênero). Além disso, é preciso inserir a fonte de onde esse quadro ou essa tabela foram retirados. Quando o quadro ou a tabela forem retirados de outro trabalho, a fonte é inserida como uma citação: autor, ano e página (veja outro post sobre citação aqui). […]
Olá!
Tenho uma dúvida pertinente, se puderem me ajudar ficarei extremamente grata 🙂
É em relação aos espaçamentos antes e depois de uma citação direta com mais de 3 linhas, qual é recomendado pela ABNT? nas minhas buscas vejo respostas variadas e não consigo identificar a correta.
Oi, Amanda! Obrigada pela pergunta. ❤
O espaçamento antes e depois da citação deve ser igual ao espaçamento do texto (1,5 entrelinhas). Somente a citação fica em espaçamento simples.
Esperamos ter ajudado. 😉
Comecei a citação direta longa numa página, que ocupou as três ultimas linhas e conclui na página seguinte. Isso é permitido ou tenho necessariamente que fazê-lo integralmente em uma só página, sem quebra?
Olá, Antônio! Obrigada por enviar sua dúvida. ❤
Essa questão de formatação vai depender de quem irá avaliar o texto, mas geralmente não há nenhum problema em quebrar a citação em duas páginas.
Você só precisa observar, por exemplo, as normas de formatação da revista (caso se trate de um artigo científico) ou as normas de formatação da sua universidade (caso se trate de um trabalho acadêmico) para ver se elas sugerem que isso não seja feito. 😉
Prezado(a), bom da!
Qual a forma correta de inserir uma fala de um entrevistado no texto em citação direta longa? Posso, a título de exemplo, fazer dessa forma: […]O professor (fulano) não pode vir essa semana em razão de problemas de saúde, mas deverá apresentar atestado […] não sabemos ao certo o que houve, acho que não deve ser nada grave. A gente, eu, a coordenadora, orienta, chama a atenção do professor, mas […] isso acontece em toda escola, infelizmente. (DIRETOR A). Há também necessidade de usar nota de rodapé, esclarecendo detalhes da entrevista?
Olá, Antônio! Obrigada por nos enviar sua dúvida. ❤
As falas de entrevistas devem ser inseridas como as citações. Os trechos que sejam inserções suas devem aparecer entre colchetes e não entre parênteses.
Quando aos detalhes em nota de rodapé, isso depende das informações que você vai inserir e se elas são imprescindíveis para a compreensão do texto. Se necessário, você pode fazer um parágrafo introdutório, no corpo do texto, explicando como está reproduzindo as falas das entrevistas.
Você sempre precisa observar as normas de formatação da revista (caso se trate de um artigo científico) ou as normas de formatação da sua universidade (caso se trate de um trabalho acadêmico) para ver se elas fazem alguma sugestão sobre isso.
Muito obrigado!
De nada 😉
Olá! Eu sempre tive uma dúvida com relação ao espaçamento nas citações diretas. Vejo que o espaçamento entre o texto antes e depois da citação deve ser de 1,5. Mas, se eu quisesse aplicar o espaçamento entre parágrafos na citação, quantos pontos deveria aplicar? 6, 12?
Obrigado.
Olá, Fábio! Obrigada pela pergunta. ❤
As citações diretas devem ser formatadas com espaçamentos simples, de acordo com o padrão ABNT.
Não é recomendado que você insira espaçamento entre os parágrafos na citação 😉
Se no meu texto foi utilizado tamanho 12, posso utilizar o tamanho 10 na citação longa?
Olá, Myrelly! Muito obrigada pela pergunta. ❤
De acordo com a ABNT, o tamanho das citações diretas é um menor do que o texto. Ou seja, se seu texto está no tamanho 12, a citação deve vir em tamanho 11 e o tamanho 10 vai ficar para as notas de rodapé. 😉
Conheça também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ
Se em um parágrafo há um ponto de continuação, e a citação que eu preciso vai até esse ponto, eu preciso colocar o […] para informar que ainda teria mais informações no parágrafo (após o ponto de continuação) ou somente paro ali e coloco a citação entre aspas?
Parabéns pelo conteúdo!
Olá, Vitor! Obrigada pela pergunta. 🙂
Você deve inserir o sinal de supressão […] sempre que a citação não incluir um período completo, ou seja, não chegar até o ponto final.
Conheça também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ
Olá! Quando apresento uma citação direta dentro de um quadro preciso fazer o recuo do texto em 4cm? O meu quadro foi usado apenas para retratar a citação. Não há outros textos dentro dele, apenas a transcrição da citação. E as referências eu apresento na fonte.
Olá, Josane!
Obrigada pela pergunta. 💜
Se o quadro foi feito para abrigar a citação, você não precisa fazer o recuo do texto. 😉
Conheça também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ
[…] essas expressões são usadas para fazer citações das referências que você usou em seu trabalho acadêmico. Citação é a menção de um autor no […]
tenho muita dúvida quando quero fazer uma citação indireta de um parágrafo que já está referenciado, como que irei referenciar? com a mesma referência que está no parágrafo ou referenciar com o autor da obra? ou os dois?
ex: uso artigo de Farias (2015). onde seleciono um parágrafo em que ele referencia Fernandes (2010)
Olá, Verônica! Obrigada pela pergunta. 💜
Quando um autor cita outro, trata-se de um “apud”. Veja nesse vídeo como fazer a citação da citação: https://www.youtube.com/watch?v=aM0BcBew1ds 😉
Olá! Ainda tenho dúvidas. No caso de uma citação direta com mais de 4 linhas, assim: “Destaca Fulano (1998, p. tal): Citação, citação”. No final da citação deve constar novamente o sobrenome do autor em caixa alta dentro de parênteses (AUTOR, Data, Página), a partir do exemplo que coloquei acima? E a pontuação, como fica? Grata desde já! Abraços!
Olá, Clea! Obrigada pela pergunta. 💜
Veja nesse vídeo como fazer a citação: https://www.youtube.com/watch?v=XRvOPbdWrac
Não há necessidade de repetir o nome do autor no final da citação. A pontuação fica de acordo com a citação; se terminar em ponto final, deve ser inserido um ponto dentro das aspas e outro fora, que é do período. 😉
Obrigada pela atenção! E gostei da rapidez da resposta. Muito eficiente. Abraço!
Obrigada 🥰
Olá, volto aqui para tirar dúvidas sobre título e subtítulo: devem ser em negrito e qual o tamanho? O título
deve ser escrito em tamanho maior que os subtítulos? Vejo títulos em tamanho 14 e subtítulos em 12. Está correto? Obrigada! Abraços!
Olá, Clea! Obrigada pela pergunta. 💜
Esses detalhes específicos de formatação (tamanho 14, 12…) dependem do tipo de texto (artigo, dissertação, tese) e para onde ele está sendo submetido (revista, exame de qualificação, evento…).
Às vezes, os títulos podem ter tamanho maior do que os subtítulos, podem ser numerados, podem estar em negrito e o subtítulo em itálico.
Sugerimos que você confira as normas de formatação da publicação. 😉
oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado
Obrigada! 💜
Olá, tenho uma duvida referente a citação indireta, usando uma matéria de site X, eu coloco como citação o nome do site ou o nome do autor da matéria?
Olá, Sara! Muito obrigada pela pergunta. 💜
A citação é sempre feita de acordo com a entrada na lista de referências.
Quando há autor na matéria, a entrada na lista de referências deve ser feita pelo nome do autor. Consequentemente, a citação também será feita pelo nome do autor. 😉
Aproveite para se inscrever em nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ
Boa noite! Estou com uma duvida em relação a citação de dois autores no final da frase. Quero saber se fica (CASTRO; SILVA, 2015) ou ( CASTRO e SILVA, 2015).
obs: são os dois autores desse trabalho
Olá, Matheus! Obrigada pela pergunta 💜
Segundo a NBR 6023:2018: “Os autores devem ser separados por ponto e vírgula, seguidos de um espaço.”.
Aproveite para conhecer nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ
Olá, estou escrevendo um artigo e sempre tenho duvidas sobre qual tipo de citação usar e quando deve ser utilizado a nota de rodapé. Poderia tirar minha duvida?
Olá, Thaís! Obrigada pela pergunta 💜
As citações diretas são usadas quando você quer repetir exatamente o que um(a) autor(a) falou; nas citações indiretas, você parafraseia o que leu, ou seja, escreve a mesma ideia com suas próprias palavras.
Sobre o uso das notas de rodapé, veja esse vídeo e aproveite para se inscrever em nosso canal: https://www.youtube.com/watch?v=n2LruTWuZ4k
Boa noite!
Gostaria de saber se em uma citação direta podemos usar apenas nome do autor e ano no início e assim fazer uso apenas da numeração da página ao final. Ex: Joaquim (1999) “xxxxxxccccc” (p 27).
Olá, Maria Valéria! Obrigada pela pergunta 💜
Sugerimos que você deixe todos os elementos da referência juntos. 😉
Aproveite para se inscrever em nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/letrariaeditora
Boa tarde! Agradeço o retorno!
Mas estaria incorreto, fora da ABNT?
Olá, Maria! Obrigada pelo comentário e pela pergunta 💜
Sim, estaria fora do padrão ABNT.
Olá, tudo bem? Para ser objetiva, minha dúvida: posso usar “grifo do editor/a” ou “grifo da edição” após citação ou o correto é somente “grifo do autor”? Muito obrigada. Abraços!
Olá, Clea! Tudo bom e com você?
Obrigada pela pergunta. 💜
As expressões usadas são “grifo nosso” para você, autora do texto, e “grifo do autor” para o autor do trecho citado.
Conheça também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ?view_as=subscriber
Como colocar data e hora em uma citação de fala transcrita?
Olá, Maya! Obrigada pela pergunta. 💜
Não há uma regra específica sobre isso. 😐
Oi!
Queria saber se ao fazer uma citação direta, se ela iniciar de um outro medo e eu quiser “recortar” do meio em diante, para iniciar ela de outra maneira para deixar o texto mais fluído na hora da leitura, eu posso usar o (…) de supressão para indicar isso?
Por exemplo a citação original é “A amputação consiste como o recurso final frente uma doença crônico degenerativa ou então ante um processo de destruição maciça de um membro”
E eu citar assim: Clinicamente, a amputação caracteriza-se pela retirada parcial ou total de um membro e caracteriza-se como o “(…) recurso final frente uma doença crônico degenerativa ou então ante um processo de destruição maciça de um membro”
Obrigada!
Olá, Gabriela! Obrigada pela pergunta. 💜
Sim, você pode usar o sinal de supressão, mas ele é grafado com colchetes: […] (e não parêntese).
Olá! Obrigada pelas informações.
Tenho uma dúvida sobre citação direta que eu acho que já está respondida pela instrução “quatro linhas completas ou mais”, mas eu queria confirmar.
Supondo que eu tenha uma citação que caberia em três linhas, mas acabou ficando em quatro por que tinha um pedacinho de texto que veio antes dela e ocupou um pouco da primeira linha. Ainda assim ela entra na regra das aspas, dentro do corpo do texto?
Muito obrigada.
Olá, Larissa! Obrigada pela pergunta. 💜
Sim, essa citação deve ficar no corpo do texto, entre aspas, porque não tem 4 linhas completas ou mais. 😉
Muito obrigada!
💜💜💜
Olá! Gostaria de saber se, em citação direta de 3 linhas ou mais, em que eu já tenha apresentado o autor/ano/página antes, eu preciso repetir os dados (NOME, ano, página) ao final da citação. Vou tentar explicar melhor com um exemplo:
Goldberg (2006, p. 5) afirma:
Qualquer padrão linguístico é reconhecido como construção desde que
algum aspecto da sua forma ou da sua função não seja estritamente
previsível a partir de suas partes componentes ou a partir de outras
construções existentes. Além disso, padrões são armazenados como
construções mesmo se forem completamente previsíveis, contanto que
ocorram com frequência suficiente (GOLDBERG, 2006, p. 5
Minha dúvida é saber se há alguma prescrição.
Muito obrigada!
Olá, Gabriela!
Muito obrigada pela pergunta. 💜
Não há necessidade de inserir a referência antes e depois da citação. No exemplo que você deu, bastaria apresentar os dados no início:
Goldberg (2006, p. 5) afirma:
Qualquer padrão linguístico é reconhecido como construção desde que algum aspecto da sua forma ou da sua função não seja estritamente previsível a partir de suas partes componentes ou a partir de outras construções existentes. Além disso, padrões são armazenados como construções mesmo se forem completamente previsíveis, contanto que ocorram com frequência suficiente.
😉
Fico muito grata pela informação! Ajudou bastante! Obrigada pelo ótimo trabalho de apoio!
Nós é que agradecemos 💜 e ficamos felizes por ajudar
Fico muito grata pela informação! Ajudou bastante! Obrigada pelo ótimo trabalho de apoio!
Nós é que agradecemos 💜
Se eu termino a citação direta do texto na parte que tem ponto final, mas não é o final do parágrafo devo colocar colchetes? e como se faz isso? Uso ponto final depois dos colchetes?
Tenho dúvidas com relação a supressão e o que colocar depois dela.
Olá, Valéria! Obrigada pela pergunta.
Você deve seguir a pontuação do trecho citado. Se o trecho termina no ponto final, você termina a citação no ponto final, mesmo que não seja o final do parágrafo. Por exemplo:
“Citação citando a citação da citação.” (Nesse caso, você citou um período inteiro: da letra maiúscula até o ponto final)
Se você vai terminar a citação antes do ponto final, você deve usar o sinal de supressão e o ponto final depois dos colchetes. Por exemplo:
“Citação citando […]”. (Nesse caso, você citou uma parte do período inteiro)
😉
Se eu termino a citação direta do texto na parte que tem ponto final, mas não é o final do parágrafo devo colocar colchetes? e como se faz isso? Uso ponto final depois dos colchetes?
Tenho dúvidas com relação a supressão e o que colocar depois dela
Olá, Valéria! Obrigada pela pergunta.
Você deve seguir a pontuação do trecho citado. Se o trecho termina no ponto final, você termina a citação no ponto final, mesmo que não seja o final do parágrafo. Por exemplo:
“Citação citando a citação da citação.” (Nesse caso, você citou um período inteiro: da letra maiúscula até o ponto final)
Se você vai terminar a citação antes do ponto final, você deve usar o sinal de supressão e o ponto final depois dos colchetes. Por exemplo:
“Citação citando […]”. (Nesse caso, você citou uma parte do período inteiro)
😉
Se eu termino uma citação no ponto final que tem no meio do texto, mas não é o fim do parágrafo. Dessa forma devo utilizar colchetes? Se sim como fazer isso? Como devo utilizar o ponto final?
Tenho muitas dúvidas com relação a supressão.
Olá, Valéria! Obrigada pela pergunta.
Você deve seguir a pontuação do trecho citado. Se o trecho termina no ponto final, você termina a citação no ponto final. Por exemplo:
“Citação citando a citação da citação.” (Nesse caso, você citou um período inteiro: da letra maiúscula até o ponto final)
Se você vai terminar a citação antes do ponto final, você deve usar o sinal de supressão. Por exemplo:
“Citação citando […]”. (Nesse caso, você citou uma parte do período inteiro)
😉
o q escrever depois de ter colocado a citação e o nome do autor ano e página
Olá, Poliana! Obrigada pela pergunta. 💜
Depois da citação, é recomendado que você comente o que acabou de citar. 😉
Tenho dúvida sobre pontuação e ibid. nas citações.
Nas citações sejam elas diretas ou indiretas:
A supremacia do impessoal manifesta-se no comportamento, na linguagem, nas preferências, nas convicções, enfim, nas diversas e constantes situações em que o ser-aí transfere sua escolha à impessoalidade do nós, sob a qual aliás, abriga-se a maior parte de nossa existência. (ibid., p. 44).
Isto é, terminei a citação no ponto + (referencia) ponto ?
Nesse mesmo trecho, posso usar ibid. no corpo do texto mesmo ou apenas em notas de rodapé?
Desde já agradeço muito pela atenção!
Olá, Helder! Obrigada pela pergunta. 💜
Entendemos a questão do ponto final como um fechamento de período, então está correto como você fez.
Ou seja, o ponto final depois de “existência” encerra o período citado e o ponto final depois da citação encerra o parágrafo todo.
O Ibid. pode ser usado no corpo do texto sim, não apenas em nota de rodapé.
Nas citações sejam elas diretas ou indiretas:
A supremacia do impessoal manifesta-se no comportamento, na linguagem, nas preferências, nas convicções, enfim, nas diversas e constantes situações em que o ser-aí transfere sua escolha à impessoalidade do nós, sob a qual aliás, abriga-se a maior parte de nossa existência. (ibid., p. 44).
Isto é, terminei a citação no ponto + (referencia) ponto ?
Nesse mesmo trecho, posso usar ibid. no corpo do texto mesmo ou apenas em notas de rodapé?
Desde já agradeço muito pela atenção!
Olá, Helder! Obrigada pela pergunta. 💜
Entendemos a questão do ponto final como um fechamento de período, então está correto como você fez.
Ou seja, o ponto final depois de “existência” encerra o período citado e o ponto final depois da citação encerra o parágrafo todo.
O Ibid. pode ser usado no corpo do texto sim, não apenas em nota de rodapé.
Adorei o artigo, de grande valia para o meu conhecimento.
Muito obrigada! 💜
Aproveite para conhecer nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/LetrariaEditora
Olá, tenho visto, ultimamente, pessoas empregarem “grifos nossos” (assim no plural) quando parte de uma frase citada é destacada por grifo (sendo, portanto, várias palavras grifadas) . É admitida pela ABNT essa grafia no plural? Ou a convenção é usar sempre no singular, “grifo nosso”? Muito obrigada desde já. Abraços!
Olá, Clea! Obrigada pela pergunta. 💜
De acordo com a ABNT NBR 10520, o termo fica no singular mesmo. Veja o que diz a regra:
5.7 Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada. Exemplos: “[…] para que não tenha lugar a producção de degenerados, quer physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade.” (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).
Aproveite para conhecer nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/letrariaeditora
[…] falamos em vários textos aqui do blog sobre citação direta e indireta, mas hoje vamos explicar como fazer citação traduzida. Para começar, entenda que estamos falando […]
OI. OBRIGADA PELO CONTEÚDO APRESENTADO. TRAGO UMA DÚVIDA: Onde fica o ponto final? Antes ou depois da referencia em parênteses?
Ex:
pode ser considerada de baixo-custo e aplicável em qualquer escola de ensino
médio. (SANTOS, 2020)
pode ser considerada de baixo-custo e aplicável em qualquer escola de ensino
médio (SANTOS, 2020).
Olá, Edileusa! Nós é que agradecemos seu comentário 💜💜
Na verdade, você deve usar dois pontos finais: um antes e outro depois da citação (se não houver aspas). Ficaria assim:
pode ser considerada de baixo-custo e aplicável em qualquer escola de ensino
médio. (SANTOS, 2020, p. XX).
Veja mais detalhes neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_cCNFs3XKgU
Posso encerrar uma seção com uma citação?
Olá, Carol! Obrigada pela pergunta. 💜
Até pode, mas não é recomendado. A sugestão é que você sempre comente uma citação; se colocá-la no final da seção, vai faltar a sua reflexão sobre ela. 😉
[…] que aquilo é uma citação, estará cometendo plágio. Se a citação estiver de acordo com a ABNT, ela não será considerada […]